top of page

SINDACS PE reinicia as Lutas em Brasília - DF

Os diretores do SINDACS PE e da FENASCE Ilze Mendes e Jorge Alberto estiveram junto com os demais diretores da Federação que representam vários estados e o Presidente Luís Cláudio na prestação de contas e Planejamento de Ações para 2021 e outras atividades que aconteceram nos dias 09 e 10, no auditório da CUT-DF.


Logo após a aprovação das contas referentes aos anos de 2019 e 2020, foi dado início ao Planejamento das Ações para 2021. A diretoria apresentou os enfrentamentos de seus respectivos estados, construindo uma pauta de reivindicações e elegendo as prioridades na luta. Em destaque a vacina contra o COVID 19, todos os dirigentes se queixaram da falta de vacina para cobertura de imunização da categoria que está no combate à pandemia e são essenciais para orientar, identificar e monitorar casos suspeitos.


O Presidente Luís Cláudio disse que apesar de entender a complexidade da pandemia e as dificuldades que o Brasil está tendo em adquirir vacina suficiente para garantir a cobertura de todos os profissionais da saúde, mesmo contudo, a FENASCE vai continuar reivindicando junto ao Ministério da Saúde a imunização de todos ACS e ACE do Brasil.


Em seguida, o Piso Salarial Nacional da categoria foi considerado como prioridade de luta, o Presidente elaborou estratégias junto com a diretoria, onde serão executadas no decorrer do presente ano, visto que a lei nº 13.708/2018 garantiu reajustes escalonados até 01 de janeiro de 2021.

Na quarta feira, a FENASCE se reuniu virtualmente por conta da pandemia, com a coordenação da DGES para tratar sobre o curso técnico da categoria. Foi uma reunião longa, todos puderam fazer questionamentos e esclarecer todas as dúvidas, além de se inteirar da importância do curso para categoria. O SINDACS PE fará o repasse das informações na sua próxima LIVE que acontece todas as terças feiras às 16h, junto com os seus diretores Ilze Mendes e Jorge Alberto e com a participação especial do presidente da Federação Nacional Luís Cláudio.


Por fim, a FENASCE esteve na CONASS e agendou uma reunião com a CONASS e CONASEMS para dar continuidade a luta por melhorias para categoria o que incluí a vacina. O curso técnico também será pauta, além das reivindicações pela valorização e reconhecimento de ACS e ACE.


Ilze Mendes

Secretaria geral do SINDACS PE



204 visualizações
bottom of page