top of page

 FUNDAÇÃO DO SINDACS EM PERNAMBUCO  

Fundação: 02 de dezembro de 2000

O Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) em Pernambuco (SINDACS PE) foi pensado a partir do vínculo précario que existia entre os ACS's. Foi criado um grupo formado por uma grande maioria de Mulheres ACS's, encabeçada por Conceição Menezes, que assim, convidou amigas dos seguintes Distritos IV, III, V, IV, II e I. Após isso, procurou-se buscar parceiros, como outros sindicatos que pudéssemos ter uma base inicial.

 

De início, fomos no Sindicato dos Servidores Municipais do Recife - SINDSEPRE. As reuniões na grande maioria, acontecia sempre aos sábados onde varávamos à noite. Também fomos ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social - SINDSPREV, na época o Coordenador-Geral era Isaltino Nascimento, atualmente Deputado Estadual, que nos recebeu e nos foi dado todo apoio de local, continuamos nossas conversas de onde saíamos sempre de madrugada. Estiveram sempre conosco, Luiz Eustáquio, Irineu Messias - Secretário-Geral do Sindsprev e Socorro Cadengue, sempre juntos a nós e mostrando os caminhos que deveríamos seguir.

 

Assim, no dia 02 de dezembro de 2000, convocamos uma grande assembleia para dar o ponta pé inicial do tão sonhando sindicato. Estiveram presentes representantes da CUT, a CNTSS e da associação dos ACS. Houve muita discussão pela não fundação do projeto do sindicato. Na época, existia a associação que representava os ACS's, que infelizmente era composta por pessoas da gestão e era muito difícil a negociação de nossas Pautas, sem contar, que na época durante as eleições precisarmos ser cabo eleitoral da gestão que tivesse no mandato.  Mas, mesmo com tempos difíceis, conseguimos fundar o SINDACS PE, que hoje é este grandioso sindicato cobiçado por todos e com representação nacional através da FENASCE - Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

bottom of page