top of page

SINDACS PE realiza reunião no município de Sirinhaém

O SINDACS PE continua cobrando das gestões municipais, melhores condições de trabalho para os ACSs e ACEs do Estado. Nessa segunda-feira (22), aconteceu mais uma reunião entre as diretoras do SINDACS PE Fábia Andrade e Alcione gama e a secretária de saúde do município de Sirinhaém, Leidjane Virães, o procurador do município Flávio Pereira, além de representantes da comissão de ACSs e ACEs Ivandy (Didi), Rosilda e Josiane.


Entre os assuntos principais está o EPI, que inclui fardamento, máscaras de proteção e álcool em gel. Segundo as diretoras do sindicato, a secretária de saúde do município, Leidjane, afirmou que os smartphones dos ACEs já se encontram na 3° GERES só no aguardo do treinamento dos trabalhadores para que a gestora possa fazer a entrega dos mesmos. Quanto aos tablets dos ACSs, a secretária esta fazendo uma licitação dos equipamentos e fazendo aquisição de internet, para que o trabalho seja realizado em tempo hábil. Ainda segundo as diretoras, a secretária se comprometeu com a coordenadora da atenção básica e da vigilância ambiental em verificar a quantidade de EPIs com a máxima urgência.


A secretaria, implantou ainda o RH da saúde onde todos podem tirar suas dúvidas sobre processos de trabalho encaminhando requerimento. Quanto ao PMAC que não foi pago do mês de dezembro de 2020, ela solicitou aos ACSs presentes que fizessem a junção dos contra cheques de janeiro a dezembro de 2020 e levassem ao RH que ela se compromete a analisar o que aconteceu

Já o procurador do município Flávio Pereira, está realizando estudos para fazer o repasse da Lei de Incentivo Adcional, o famoso 14° para os ACSs e ACEs. E no que diz respeito ao repasse do Previne Brasil onde o mesmo é feito em cima de indicadores também será feito uma lei municipal para efetivação do pagamento.


Para finalizar o encontro o SINDACS PE repassou para a secretária, informações sobre o curso técnico para os ACSs e ACEs onde a gestão municipal se comprometeu em fazer a contratação junto ao Ministério da Saúde para que todos e todas possam ter uma formação técnica. De acordo com as diretoras do SINDACS PE foi criada uma mesa permanente de negociações onde serão realizadas reuniões semestralmente para fazer o acompanhamento de todos os pleitos deixados no município. Isso não impede que outras reuniões sejam realizadas. Isso é o SINDACS PE lutando em benefício da categoria e buscando melhores condições de trabalho para seus profissionais. Juntos somos fortes.



Fábia Andrade

Diretora de Comunicação e Divulgação do SINDACS PE

CNPJ 04.428.218/0001-00

68 visualizações
bottom of page