Nessa quinta-feira (31), representantes do sindicato estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco, (SINDACS-PE) estiveram no município de Lajedo para participar de uma reunião com a secretária de saúde, Socorro Ribeiro e os procuradores, Marina Félix e Dr. Ledo.

Durante a reunião foi realizada uma breve apresentação do sindicato e suas principais pautas de reivindicações tanto a nível municipal como nacional. O presidente do SINDACS-PE, Graciliano Gama, esteve presente acompanhado dos diretores, José Ricardo, Izabel Ligia e Alexsandro Pereira. Além dos delegados de base que são ACSs Quitéria, Silvania, Neilha e o ACE Alisson.

Esse primeiro momento foi marcado pelo bom diálogo entre as representações.

Os objetivos sem dúvidas devem seguir o mesmo sentido:

01- Acolher as solicitações da categoria.

02- Levar uma saúde de qualidade a população do município de Lajedo, sempre com muito respeito e cordialidade entre os gestores e os agentes.

O principal tema da pauta foi o Projeto de Insalubridade dos ACSs e ACEs, porém, foi possível debater vários itens, entre eles:

-A restituição dos descontos indevidos.

-Criação da lei do PQAVS.

-Apoio nas inscrições do curso técnico.

-Mesa permanente de negociação.

A expectativa agora é que todos os assuntos abordados durante a reunião sejam efetivados o mais rápido possível. O SINDACS-PE vem construindo uma nova realidade para a categoria em Pernambuco, e dessa maneira inovadora, os Agentes de Lajedo ganham a oportunidade de ter essa valorização, por mérito e pelos serviços prestados aos moradores da cidade tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Sabemos que o diálogo é o melhor caminho e o sindicato que vem se modernizando cada vez mais, faz questão de trazer segurança, esperança e melhores condições de trabalho para seus filiados e filiadas. União, força e luta.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE