SINDACS PE participou do 2º Encontro Estadual da Mulher da CUT-PE

O SINDACS PE participou do Segundo Encontro Estadual da Mulher da CUT-PE (Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Pernambuco), representada pela nossa Secretária de Assuntos da Mulher Trabalhadora, ACS Valéria Melo. O Encontro teve como ponto uma homenagem a Rejane Santana, Diretora da Secretaria de Mulher do SINDSAÚDE, que não está mais entre nós, um ser humano ímpar, aguerrida. Como relatavam, "Ela não fazia parte do Sindsaúde.. ela era o Sindsaúde", pela toda representatividade e luta em prol da sua categoria e de igualdade de direitos da população, intensificando à categoria das mulheres. Durante o encontro, aproveitando o ensejo foi apresentada uma placa e uma caixa de fotos com a participação da mesma nas ações.

Gratidão, também, a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, que no nome da coordenadora Liana Araújo se estende às todas que representam seu sindicato dentro deste coletivo por essa grandiosa homenagem trazendo o filho e filha de Rejane Santana para esse momento de valorização à companheira, guerreira, margarida.

Rejane Santana?? Presente Sempre!!!

Na sequência do encontro foram abordados os seguintes temas:

• A conjuntura em tempos da pandemia da COVID-19 e a vida das mulheres.

• Perspectivas pós-pandemia da COVID-19.

• Educação, Saúde como direitos na vida das mulheres.

• Trabalho, Renda e Desemprego na classe da trabalhadora , enfatizando às doméstica.

• Violência contra Mulher

Nós, enquanto MULHERES, que temos a jornada de trabalho intensas e extensas, houve aumento de casos de COVID-19 nessa pandemia, teve aumento da Violência doméstica nos lares, já que muitos companheiros se encontravam por mais tempo nas residências, a trabalhadora doméstica foi submetida a se expor em seus trabalhos, aliás, essa é uma das categorias que sustenta a vida cotidiana dos mais favorecidos, o desemprego atingiu às mulheres que são as provedoras de sua família, com agravo na mulher negra, assim, aperta da educação para construção de um ser pensante e atuante para ocupar espaços .

Por todo esse contexto de agravos, precisamos aprender a lidar com diversas situações que pode acontecer por conta da COVID-19. É pura resistência encontrar soluções, como já dizia Guimarães Rosa: "VIVER É UM RASGASSE E REMEDARSSE".

Temos necessidade de a cada momento EMPONDERAR às mulheres, pois, lugar de Mulher é onde ela quiser. Unificando a luta por direitos, qualidade de vida, sem descriminação com orientação sexual entre as profissões formal, informal, movimentos sindical e populares. Como já foi dito por uma MULHER trabalhadora negra, "ELES COMBINARAM DE NOS MATAR E NÓS COMBINAMOS DE NÃO MORRER". UNIFICAÇÃO, RESISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA, VITÓRIA!!!

Fábia Andrade

Diretora de Comunicação e Divulgação do SINDACS PE