top of page

SINDACS-PE informa sobre o reajuste do piso salarial dos ACS e ACE que foi sancionado

É com grande alegria que o SINDACS-PE representado pelo pelo presidente Graciliano Gama, informa à categoria sobre o reajuste do piso salarial dos ACS e ACE que foi sancionado. O sindicato dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias vem atuando firme junto com a FENASCE na busca por melhorias para os ACS e ACE de todo o Brasil. Ao longo de 2021 o SINDACS-PE participou ativamente das negociações pelo reajuste do piso salarial com diversos atos, frequentes idas para Brasília-DF, além de uma grande caravana que contou com a participação de diversas lideranças de Pernambuco, que nos honra a estar na linha de frente, tendo a certeza que estamos no caminho certo. O trabalho do SINDACS-PE não para, continuarmos na luta pela PEC 22 e PEC 14.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE

Veja a baixo a publicação do Presidente da FENASCE sobre o reajuste

do Piso Salarial dos ACS e ACE:

Reajuste do piso salarial dos ACS e ACE é sancionado

O governo federal publicou na manhã de hoje, dia 24/01/22, a Lei Orçamentária Anual (LOA lei n. 14.303/22) com vetos parciais, porém, mantendo a previsão das receitas e despesas, mantendo a previsão dos recursos para o reajuste do piso salarial dos ACS e ACE conforme o que havia sido acordado com a FENASCE e demais entidades. Na mensagem dos vetos, podemos observar que não houve menção de veto ao reajuste do piso.

Vitória da categoria unida

A FENASCE participou ativamente das negociações pelo reajuste, juntamente com a mobilização de toda a categoria, no Brasil, que fixou o novo valor do piso em R$ 1.750,00 reais, com data base em janeiro de 2022. O ministério da Saúde deverá expedir portaria, fazendo os repasses aos municípios para o pagamento do piso salarial, conforme prevê a Lei 13.708/18, a partir da competência janeiro.

A FENASCE permanecerá atenta e vigilante para que o governo pague o piso de acordo com o que está previsto no orçamento.

Luís Cláudio

Presidente da FENASCE