SINDACS-PE faz greve e conquista 14º salário em Recife

Nessa terça-feira (07), o presidente do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (SINDACS-PE) Graciliano Gama, convocou em caráter de urgência a categoria que estava em greve para está no Pátio da Câmara de Vereadores do Recife, nesta data, às 14h em primeira chamada, com 50% + 1 dos filiados e em segunda chamada, às 15h com qualquer número de presentes para deliberar sobre a proposta da Prefeitura do Recife e o fim da greve.

Na oportunidade, a categoria por maioria simples dos presentes, aprovou a proposta enviada pela Prefeitura do Recife:

01- 1,5% de reajuste no salário dos servidores.

02- Reajuste no ticket alimentação que passa de R $19,50 para R $20,50 por dia de trabalho.

OBS: No mês com 22 dias o ticket passa a ser de R$ 451.

03- Proposta que cria a Lei do 14º salário (Incentivo Adicional) em Recife para todos os ACSs e ASACEs, ganho histórico para a categoria.

Por fim, votaram para o encerramento do movimento grevista finalizando assim a nossa greve.

Considerando algumas dúvidas resolvemos esclarecer as duas últimas negociações.

Em 2019 com a aplicação do piso salarial nacional em Recife, saímos de um salário de R $1.138.16 para R $1.250 um reajuste de 9.827%.

Em 2020 diferente dos demais servidores do Recife, mesmo com a pandemia da Covid-19, saímos de R$1.250 para R $1.400, um reajuste de 12%.

Em 2021 os ACSs e ASACES conseguiram graças ao trabalho do sindicato mais um reajuste de 10,715% passando dos R $1.400 do salário base para R $1.550 totalizando um reajuste de 32,542% de reajuste para nossa categoria.

Esses exemplos foram desenvolvidos apenas para o salário inicial da tabela do PCCDV além desse ganho, seguindo as progressões por mérito, qualificação e tempo de serviço em torno de 8,3% nosso ganho total somando com as progressões chegaram a 40,84% de reajuste nos últimos três anos.

Esse é o verdadeiro trabalho sindical que valoriza não apenas o salário, mas, principalmente, as condições de vida e de trabalho.

O SINDACS-PE renova todo o seu comprometimento e está aberto ao diálogo com a classe trabalhadora. Procure o seu sindicato ACS e ACE tire suas dúvidas, estamos aqui para servi-lo. Juntos somos fortes.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE