SINDACS PE e FENASCE tem pauta atendida no Ministério da Saúde/DF

No mês de novembro/2020 o SINDACS PE e a FENASCE estiveram em reunião no Ministério da Saúde, junto a DESF – Departamento de Saúde da Família, entre os pontos de pauta o Previne Brasil foi debatido com os representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, a Diretora Renata Maria, a Secretária substituta Daniela de Carvalho e o Secretário de Atenção Primária à Saúde Rafael Câmara Parente.

Desde então, o Previne Brasil tem sido pauta constante nas atuações do SINDACS PE e FENASCE no Ministério. Os dirigentes sindicais apresentaram a preocupação dos Agentes com relação aos cadastros nos municípios, as dificuldades enfrentadas devido as inconsistências e complexidades dos sistemas, a falta de padronização e cobertura de internet tem comprometido a produtividade e conclusão dos cadastros, o que pode vir a reduzir o repasse do governo federal.

Nesta semana de 12-14, o SINDACS PE na pessoa do Presidente Graciliano Gama e os diretores Alexsandro Lopes, Ilze Mendes e Jorge Alberto que compõem a diretoria executiva da FENASCE, a ACS e Vereadora Maria Aparecida (Preta) do município de Palmeirina e os demais diretores da Federação Nacional, foram novamente ao Ministério e hoje (15), foi anunciado que o governo federal irá manter o repasse do Programa Previne Brasil considerando 100% do potencial de cadastros dos municípios e de um incentivo referente à população estimada. Sem comprometer as ações de combate ao covid-19, tendo o prazo prorrogado por mais um quadrimestre (até agosto deste ano).

A extensão do prazo atende parcialmente as reivindicações da categoria que mantém a luta por melhores condições de trabalho e a informatização dos dados para que haja a redução dos indicadores epidemiológicos principalmente nesse momento de pandemia. Porém a prorrogação ajuda, para que os municípios possam fazer os ajustes necessários sem sacrificar a população e não pressionar os Agentes com cobranças indevidas. Os esforços e o compromisso dos Agentes Comunitários de Saúde com a população devem ser valorizados e reconhecido, pois é através dessa categoria que a Promoção de Saúde e a Prevenção de doenças acontece. Além do objetivo da categoria de assegurar os financiamentos já existentes e lutar cada vez mais por investimentos na saúde da população e fortalecimento do SUS.

Secretaria Geral do SINDACS PE