Essa quarta-feira (15), foi um dia histórico para os ACSs e os ACEs. O SINDACS-PE cumpriu agenda dupla no municipio de Garanhuns, defendendo os interesses da categoria no projeto de lei para regulamentação do PREVINE BRASIL.

A primeira agenda aconteceu na Câmara de Vereadores do município. Estiveram presentes representando a categoria, o presidente do SINDACS-PE Graciliano Gama, os diretores Alexsandro Pereira, Izabel Ligia e Giordano Bruno, a advogada Rafaela e os delegados de base Fernando ACS e Mônica Hortência ACE, além da presidenta da AMACS Cristina e uma das suas diretoras.

Por solicitação do vereador, Alcindo correia presidente da comissão de legislação, justiça e redação de leis, foi garantido o amplo debate sobre as melhorias solicitadas pela categoria no projeto de lei acima citado.

Logo após as falas dos representantes da categoria e da secretária de saúde, Catarina Tenório, foi proposto pelos vereadores a possibilidade de um encontro entre as partes para construir o projeto com participação de todos.

O segundo momento aconteceu na sede da secretaria de saúde. Os representantes do SINDACS-PE e da AMACS GUS estiveram presentes e discutiram ponto a ponto do projeto juntamente com a secretária de saúde e os membros da CORDACS.

Por fim, as corressões foram feitas no projeto com uma intervenção segura do diretor Alexsandro Pereira e do presidente do Sindicato, Graciliano Gama como também dos demais participantes na reunião. Vale ressaltar que tudo só foi possivel graças a Deus e a união das entidades, a participação dos vereadores e a compreenção da secretária de saúde. Quando o dialogo é respeitado todos ganham e hoje a população de Garanhuns saiu com uma grande conquista.

Os agentes comunitários de saúde de Garanhuns sabem que sempre podem contar com o SINDACS-PE e na próxima segunda-feira dia 20 de Junho, vamos estar todos juntos na Câmara de Vereadores para acompanhar a votação e consequente comemorar a aprovação do projeto. Juntos somos fortes.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE