Prefeitura de Timbaúba estabelece Mesa Permanente de Negociação com o SINDACS PE

Na manhã do último dia 9, na sede da secretaria de saúde, a Sec. geral do SINDACS PE e diretora executiva da Federação Nacional – FENASCE Ilze Mendes, acompanhada dos diretores Lucimário de Souza e Sandra Oliveira se reuniram com a secretária de saúde Marileide Rosendo, para tratar da pauta de reivindicações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

O primeiro ponto a ser discutido foi o programa Previne Brasil que busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde. Considerando os indicadores que dependem do total empenho dos ACS que realizam cadastros, captam e atualizam dados, entre outras atividades que facilitam o acesso da população ao serviço de saúde, a sec. geral do sindicato apresentou a minuta de um projeto que repassa 100% do valor do programa para os trabalhadores que compõem as Equipes de Saúde da família, com divisão igualitária entre os profissionais da equipe.

Em seguida, foi solicitado a aplicação do Piso Nacional da categoria de R$ 1.550,00 na faixa inicial do Plano de Cargos e Carreiras. A secretária de saúde Marileide mostrou sensibilidade e disse que é de interesse do Prefeito Marinaldo Rosendo atender a pauta da categoria por reconhecer a importância das atividades desempenhadas nas comunidades e no enfrentamento da pandemia do COVID 19. Desta forma, a secretária acolheu e encaminhou o projeto do Previne Brasil e a implantação do Piso nacional no PCC para avaliação da controladoria do município.

Por fim, Ilze propôs uma mesa de negociação permanente para tratar dos assuntos pertinentes a categoria, estabelecendo uma parceria entre trabalhador e gestor com o objetivo de manter diálogo aberto e consideração das reivindicações de melhoramento nas condições de trabalho, reconhecimento das atividades e valorização profissional, o que de imediato foi aceito pela secretária de saúde Marileide, ficando acordado uma nova reunião a ser realizada no mês conseguinte. O SINDACS PE Uni para Conquistar!

Ilze Mendes

Secretária Geral do SINDACS PE