O SINDACS-PE junto com o SINDACS-AL realizam caravana rumo a Brasília-DF

Em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, celebrado em 4 de outubro, o SINDACS-PE realizou uma caravana a Brasília-DF, entre os dias 02 e 07 de outubro de 2023. A ação teve como objetivo pressionar os parlamentares no Congresso Federal no sentido de garantir a aposentadoria especial paritária e integral para a categoria já prevista na EC 120.

A caravana contou com a participação de dezenas de ACS e ACE de Pernambuco e Alagoas representando os agentes de saúde e de endemias desses dois Estados. Os profissionais se reuniram no Centro de Formação e Lazer (Sindspreve), localizado no Recife, na manhã de segunda-feira 02.10.2023 com o presidente Graciliano Gama. Em seguida, a caravana seguiu para Maceió onde foram acolhidos os ACS e ACE de Alagoas.

Em Brasília, os profissionais ficaram na CONTAG e puderam participar de agendas intensas, inicialmente, participaram de uma audiência pública com a presença de diversas autoridades. O presidente da FENASCE, Luís Claúdio, os ACS e ACE reivindicam o direito à aposentadoria especial paritária e integral, que foi garantido pela emenda à Constituição Federal de 1988, e deve ser concedida aos ACS e ACE pois exercem atividades insalubres e perigosas, necessita de regulamentação específica permitindo a concessão do benefício com 25 anos de contribuição, sem idade mínima.

Muitos parlamentares já declararam apoio, argumentando que a aposentadoria especial paritária e integral é viável, entretanto o financiamento é um desafio. A caravana foi um importante momento de mobilização da categoria em defesa da aposentadoria especial paritária e integral. A ação mostrou que os trabalhadores estão unidos e dispostos a lutar por seus direitos.

Além da aposentadoria especial paritária e integral, a categoria também reivindica outras melhorias como: Curso técnico; Desprecarização e Valorização da categoria, Mesmo com tantas conquistas a mobilização continua para pressionar o Governo Federal a atender às suas reivindicações.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE