I° Seminário de Combate ao racismo do SINDACS PE

Ontem (16), na sede do sindicato dos bancários de Pernambuco, um grande evento foi realizado com sucesso, o presidente Graciliano Gama, o diretor de Formação Jorge Alberto e a diretora de Eventos Sandra Oliveira registraram suas presenças com falas em prol do movimento que é conduzido pelos coordenadores do núcleo de combate ao racismo, Valéria Melo - diretora de Assuntos da Mulher Trabalhadora e o conselheiro fiscal Ivandécio Xavier.

O evento foi iniciado com uma linda e emocionante homenagem a saudosa Marta Almeida que era líder do Movimento Negro em Pernambuco.

Representantes e lideranças de peso contribuíram com a luta, conseguiram, por meio da oralidade, trazer muito das nossas origens, cultura e religião.

Gilson de Goz, que é secretário de Combate ao racismo da CUT-PE e diretor do Sindborracha-PE, Igor Prazeres secretário de Combate ao racismo do PTPE, a Jorgiane Araújo secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PE, a coordenadora do CONEN-PE e membra da ANEN do PT-PE Lindinere Ferreira, o gerente da Igualdade Racial da Prefeitura do Recife Marcelo Diniz, e a Superintendente Regional do Trabalho Suzi Rodrigues .

Ilze Mendes, que é secretária geral do SINDACS-PE, vice-presidente da Federação nacional - FENASCE e Enfermeira Sanitarista, falou sobre Anemia falciforme, uma doença predominante na população negra, que dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão.

O núcleo tem o objetivo ampliar o debate e fortalecer o combate ao racismo em todos os espaços, considerando que a população negra representa a maioria entre os mais pobres e o analfabetismo entre os negros é o dobro do número entre os brancos.

Vamos defender as discussões para que haja implementações das políticas para tentar mudar essas estatísticas, essa é a temática de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do SINDACS PE.

Apresentações culturais de origem afrodescendente com grupo de capoeira e ciranda, finalizaram com muita alegria e motivação esse grande e importante seminário.

Secretaria Geral do SINDACS PE