A diretora de segurança e saúde do trabalhador do SINDACS-PE Alcione Gama, o diretor Giordano Bruno e a advogada Juliana Gayão, participaram de uma assembleia presencial dos ACS e ACE do município de Macaparana. Na ocasião, a diretora Alcione apresentou a advogada e os diretores presentes, bem como, deu as boas vindas.

Os seguintes pontos de pauta foram tratados:

-Insalubridade

-Incentivo financeiro

-Fardamento/EPI

-Quinquênio

-Previne Brasil-PQAVS

A secretária Aline Cabral, iniciou sua fala respondendo aos questionamentos e se disponibilizando para receber toda e qualquer demanda da categoria. De acordo com a diretora Alcione Gama, o fardamento já foi encaminhado, em relação ao EPI a secretária não estava sabendo da falta, mas se comprometeu a resolver as demandas.

Quanto à insalubridade, existe uma lei, entretanto, que não está regulamentada e a gestão se comprometeu em fazer um estudo técnico, assim que receber o repasse do piso escalonar a diferença. Sobre o quinquênio, a advogada Aline e a assessoria jurídica ( Nelson e Regina) informaram que houve uma mudança na contagem do tempo considerando a 173/2020 e com isso se comprometeu verificar caso a caso. O SINDACS-PE orientou a categoria a procurar o RH gradativamente para sanar a questão e a secretária deve responder em 15 dias.

Sobre o PQAVS a gestão informou que assim como o Previne já existe um projeto e que disponibilizará para o sindicato e a categoria. A gestão informou ainda que estuda o adicional de transporte para os ACS e ACE que utilizam seus veículos e a necessidade de concurso público. Temas que serão tratados na mesa de negociação permanente, com data prevista para 29.07.2022. Com a presença de representantes/delegados de base, um ACS e um ACE, gestores e sindicato. A assembleia foi avaliada como positiva, participativa e muito produtiva. Sindicato forte é sindicato unido.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE