top of page

Diretores do SINDACS-PE participaram da reunião do CMS/Caruaru

Os Conselhos de Saúde são órgãos deliberativos na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. No CMS/ Caruaru, o SINDACS-PE tem dois assentos, os quais são ocupados pelo Diretor de Articulação do Interior, Ricardo Alexandres e a Conselheira da Executiva, Marilene Gomes. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas. Hoje, 13/04 aconteceu a reunião Ordinária do respectivo conselho, participaram da reunião os conselheiros representantes do sindicatos e também o Diretor de assuntos jurídicos, Antônio Silva.


Na ocasião foi falado do plano municipal de vacinação, neste momento foi solicitado aos ACS a busca ativa dos idosos/as que ainda não tomaram a primeira e a segunda dose pela coordenação de Atenção Primária à Saúde. A Conselheira Marilene Gomes pede inscrição e fala sobre a importância da garantia do custo de locomoção para os ACS e ACE que estão se deslocando de suas microáreas para trabalhar em outros locais a pedido da Secretaria de Saúde, sobre o assunto de custa de locomoção dos agentes foi encaminhado a demanda para o Secretário Executivo da Saúde presente na reunião, o qual irá passar para jurídico e o secretário de administração analisar esse pleito. o Diretor de assuntos jurídico com a finalidade de elucidar a gestão municipal fornece a legislação que trata do assunto, ao presente secretário.


A conselheira Marilene também comentou sobre a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI(máscaras) fornecidos aos ACSs e ACEs, Neste Momento o Conselheiro Ricardo Alexandre enfatizou que segundo o rótulo do fabricante das máscaras fornecidas, são recomendadas para a população em geral, mas não faz menção para os profissionais de saúde em atendimento, sobre esse tema o secretário Executivo falou da dificuldade de se adquirir os EPIs neste momento de pandemia para todas as equipes, sobretudo dos Agentes, ainda acrescentou que o município segue a resolução da ANVISA de nº04/ 2020 que recomenda uso de máscaras de tecidos, inclusive na rede hospitalar.


Escrito por: Antônio Silva, Ricardo Alexandre e Marilene Gomes



Antônio Manoel

Diretor de Assuntos Jurídicos do SINDACS PE

bottom of page