Diretores do SINDACS-PE participam de reunião no município de Vertentes

O SINDACS-PE esteve mais uma vez presente no município de Vertentes. No último dia 25/02 quando os diretores estiveram na cidade para participar de uma assembleia com os ACSs e ACEs foram retiradas três pautas com a aprovação da categoria, PREVINE BRASIL, PQAVS e adequação salarial dos endemias. Enquanto o diretor Ricardo Alexandre ficou com os trabalhadores na assembleia, o diretor Alexsandro Lopes foi na secretaria de saúde e protocolou um ofício solicitando uma reunião com o secretário de saúde Elídio Moura, para tratar das reivindicações dos trabalhadores.

No dia 15/03 eles foram recebidos na secretaria de saúde pelo secretário, Elidío Moura, pela secretária adjunta, Rita Leal e pelos membros da comissão dos ACSs, Ivanice, Wind, Luciene e André, além dos ACEs Pedro e Gonçalo. Depois das devidas apresentações, começamos as discussões das pautas. O diretor Alexsandro, começou explicando o PQAVS, a importância da gratificação para os ACE já que desempenham um trabalho de suma importância dentro do município. O secretário de saúde, Elídio Moura, que também é secretário geral do COSEMES, entendeu a necessidade da implantação no município de Vertentes. Já o diretor Ricardo, explicou que é preciso a regulamentação através de uma lei municipal como aconteceu em outros municípios.

O diretor Alexsandro, se propôs a enviar para o secretário leis de outros municípios para servir de base na criação da lei municipal. O secretário prometeu agilizar essa questão. Também foi apresentado durante a reunião contracheques dos agentes de combate às endemias que não vem sendo cumprido o piso nacional da categoria. Quanto à adequação salarial, o secretário vai se reunir com o procurador do município, Zezom e com o prefeito Romero para juntos resolverem essa questão.

Depois foi a vez do PREVINE BRASIL. O diretor Ricardo, falou das experiências na construção das leis em outros municípios. O secretário também ressaltou a importância da participação dos profissionais que fazem parte das Unidades de Saúde na construção do projeto de lei que irá regulamentar a gratificação do PREVINE BRASIL no município.

Ricardo falou ainda da importância da divisão igualitária, e ficou de enviar em PDF leis para o secretário ter uma base para criar a regulamentação da gratificação. Segundo o diretor Ricardo Alexandre, o secretário Elidío, passou para os presentes uma larga experiência na condição de secretário de saúde e conhecimento das reivindicações dos trabalhadores. Por fim, já foi acertado um novo encontro para o dia 18 de abril e nesse mesmo dia está marcada outra assembleia. O secretário Elidío e a secretária adjunta Rita Leal foram convidados a participarem do encontro e de imediato aceitaram o convite. SINDACS-PE: UNIÃO, FORÇA E LUTA!

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE