Diretor do SINDACS-PE participa de encontro antirracista

O diretor do SINDACS-PE, Ivandecio Xavier participou nessa segunda-feira (21), do primeiro encontro antirracista realizado pelo SIMPERE na Universidade Católica de Pernambuco. Diversos sindicatos foram convidados, entre eles o sindicato dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (SINDACS-PE).

Segundo o diretor Ivandecio Xavier entre as palestrantes convidadas estavam: A Doutoranda em Ciências da Religião, titulada como Notório do Saber da Cultura Popular pela UPE (Universidade de Pernambuco), Lúcia dos Prazeres, A Coordenadora do Uiala Mukaji - Sociedade de Mulheres Negras de Pernambuco, feminista e militante antirracista, Vera Barone e a Historiadora, professora de História da África na UFPE. Coordena o Grupo de Estudos em História da África Contemporânea, Luíza Reis.

Segundo o diretor, o debate foi rico em informações sobre a história da África em sala de aula, onde se cobra cumprimento da Lei 10.639/03. “Até os dias de hoje não se tem o direito de passar nossa história verdadeiramente para nossos alunos, nossas origens e costumes nossa cultura africana. Nossa luta é grande não podemos nos calar e sim seguir na resistência antirracista”, afirmou o diretor Ivandecio Xavier.

Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE