A importância do Agente Comunitário de Saúde para comunidade


Você sabia que a função de ACS além de ser a maior profissão da Saúde no Brasil, ela surgiu antes mesmo do próprio SUS? Pois é! Com isso o SINDACS-PE resolveu detalhar um pouco a importância dessa profissão. Leia o texto e guarde as informações, no futuro, elas vão te ajudar bastante, fique atento (a) e boa leitura!


A implantação oficial do Agente Comunitário de Saúde foi iniciada pelos Estados do Nordeste, mais precisamente no Ceará em 1987. Foram contratados exatamente 6.113 trabalhadores, a maioria dos contratados eram mulheres de 118 municípios diferentes dentro do Ceará.


Essa profissão está crescendo cada vez mais, e atualmente ela é responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família.


O ACS representa a comunidade dentro da UBS e sua posição favorece a aproximação dos conhecimentos populares e técnicos. Esse profissional é peça fundamental no envolvimento da população nas ações de saúde, portanto é essencial que esteja bem capacitado.


Entre as principais ações desenvolvidas por estes profissionais estão:

-Integração da equipe com a população local.

-Planejamento e avaliação.

-Promoção da Saúde.

-Prevenção e monitoramento de risco ambiental e sanitário.

-Prevenção e monitoramento a grupos específicos e mobilidade.


Mesmo durante a pandemia da covid-19, o ACS não parou continuou levando educação em saúde diariamente nos territórios, no contato com os moradores muitas vezes de forma online, especialmente nas visitas que foram realizadas fora dos domicílios. Viu como esses profissionais são de extrema importância para a saúde da população?


Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE



524 visualizações