27 de Outubro - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Desde 2007, celebramos no dia 27 de outubro o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, como uma alternativa de aumentar a visibilidade para as necessidades de saúde dessa população que sofre com demandas específicas e diariamente lidam com o racismo estrutural da sociedade.

Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Doenças como a doença falciforme, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica além de complicações gestacionais são mais comuns na população negra se comparada à população geral brasileira.

Vale destacar que, além de doenças mais prevalentes nessa população, a população pobre no brasil tem maioria negra, e a pobreza é um determinante social que está associado com mais baixa qualidade de vida e mais dificuldade de acesso ao sistema de saúde.

Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Pensando em atender as demandas específicas dessa população, a Portaria do Ministério da Saúde 992/2009 institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, cujo objetivo principal é reduzir desigualdades étnico-raciais, o combater o racismo e a discriminação nas instituições e serviços do SUS.

A grande importância do dia 27 de outubro é trazer à tona o tema, fomentando o debate e, principalmente, a visibilidade para um tema que interfere tanto na saúde mas que há pouco tempo atrás não era tido como um problema de saúde pública: o racismo estrutural.

É um dever de todos os cidadãos, mas principalmente dos profissionais de saúde, trabalhar para contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, lutar contra o racismo nas instituições de saúde e promover um ambiente mais igualitário e sensível às mais diferentes necessidades de saúde.

Valéria Melo

Diretora de Assuntos da Mulher Trabalhadora do SINDACS PE