SINDACS PE realiza Super Assembleia com ACSs e ACEs de Caruaru/PE

Ontem (16), na sede do STRC (Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Caruaru), os diretores Ilze Mendes, Jorge Alberto, Marilene Gomes e a advogada do SINDACS PE Dra. Fernanda Resende, realizaram uma grandiosa assembleia com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

A assembleia foi iniciada com os repasses das principais Lutas no momento em Brasília/DF. A diretora Ilze Mendes que faz parte da FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) esteve nos dias 4, 5 e 6 deste mês participando da 16ª ExpoEPI e acompanhando a tramitação do PL nº 1802 que trata da possibilidade dos profissionais ACS e ACE acumularem dois vínculos públicos.

Ilze, falou também sobre o projeto de inquérito legislativo que susta a proposta do Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde e sobre o Curso técnico para ACS e ACE que está sendo finalizado, com previsão de execução para o primeiro semestre de 2020. Por fim, Ilze solicitou aos trabalhadores ACSs e ACEs que dessem visibilidade as atividades que desempenham, para que as comunidades valorizem mais e os gestores reconheçam o quanto a Categoria é importante na Promoção da Saúde, na Prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população.

Em seguida Dra. Fernanda Resende, falou de todas as ações jurídicas movidas pelo SINDACS PE no município, esclareceu várias dúvidas da plenária que se apresentou bastante participativa. A advogada deu novamente uma aula de defesa dos direitos da categoria no tocante as restituições de descontos indevidos, modalidades de aposentadoria, incentivo adicional, insalubridade e representatividades classistas. Orientou os documentos necessários para dar inicio ao processo de aposentadoria e se colocou a disposição para atender individualmente os ACSs e ACEs, após o término da assembleia.

O diretor Jorge Alberto, apresentou o oficio do secretário de saúde em resposta a reivindicação dos ACEs contratados, de forma muito transparente e com o aporte jurídico da advogada Dra. Fernanda foram discutidas as reais possibilidades de Luta, com a garantia de que o SINDACS PE estará sempre lado a lado com os trabalhadores em defesa dos seus direitos e que não desiste nunca.

A assembleia finalizou com o convite para participarem da 'Gigante Confraternização do SINDACS PE" que será realizada no dia 19 de dezembro, no CFL do Sindsprev em Recife, com várias atrações e sorteios.