SINDACS PE e FENASCE participa da 16ª EXPOEPI

Em Brasília/DF, foi realizada nos dias 04, 05 e 06, a 16ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. O presidente da FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) Luís Cláudio (CE) e a diretora executiva Ilze Mendes (PE) participaram à convite do Ministério da Saúde.

O lançamento do evento contou com a presença do Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, onde na oportunidade confirmou ao presidente da FENASCE Luís Cláudio a execução do curso técnico para ACS e ACE, desmentindo assim todos boatos e fake news que estão sendo divuldadas. A FENASCE registrou tudo em vídeo e logo noticiou, tranquilizando a categoria sobre o assunto.

Durante o evento, foi apresentada a evolução dos registros eletrônicos, que deverá ser implantado com sistema online, expandindo em todo Brasil, com diminuição de inconsistência, em processo de melhoria contínua para correções de dados importantes, planejamentos e implementações.

Em várias exposições e apresentações dos trabalhos, na maioria das explanações Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias foram citados por contribuirem com as pesquisas, facilitando o acesso nas comunidades para que as ações pudessem ser executadas.

A FENASCE se despediu da ExpoEPI com a certeza da grande importância do trabalho que ACSs e ACEs desenvolvem nas comunidades Promovendo Saúde e Previnindo doenças, além de darem suporte as equipes técnico-científicas que constroem e aplicam estudos com o objetivo de melhoramento das condições de saúde da população.