top of page

SINDACS-PE presente na Plenária Sindical sobre a Reforma da Previdência e MP 873 (Financiamento do M

Na última Quinta feira (14), foi realizada na sede do SINDSEP, a plenária sindical sobre a reforma da previdência e MP 873(Financiamento do Mov. Sindical) com a presença dos palestrantes Jacqueline Natal (DIEESE) e Gustavo Gomes (advogado do trabalho CUT-PE). Durante sua palestra, Jaqueline Natal salientou que a reforma da previdência segue o mesmo roteiro da reforma trabalhista, terceirização e PEC 95 do ajuste fiscal, que é o desmonte do papel social do Estado, uma vez que no corpo da PEC 06 da reforma da previdência, são retiradas da constituição as regras gerais da previdência, ficando essas regras gerais da previdência a cargo de leis a serem votadas no congresso, onde a previdência social deixaria de ser uma política de Estado, passando a ser uma política de governo e suas regras gerais ficariam ao sabor da situação política do momento, o que enfraqueceria a previdência. As mulheres serão as grandes penalizadas com a reforma da previdência, a população vai trabalhar mais e receber menos caso consigam se aposentar.

Outro momento importante da plenária foi à palestra de Gustavo Gomes Advogado trabalhista da CUT-PE, que falou sobre a MP 873(Financiamento do movimento sindical) chamando a atenção para o caráter nefasto e inconstitucional da MP 873 que visa matar os sindicatos por inanição, dificultando seu financiamento e assim agindo persecutoriamente contra os sindicato o que desrespeita as várias convenções assinadas pelo Brasil na OIT (Organização Internacional do Trabalho da ONU), na ocasião os sindicatos foram conclamados a se unir para lutar contra essa MP 873 e traçarem estratégias conjuntas.

A plenária sindical serviu também para reforçar o chamamento para o grande ato das centrais sindicais do dia nacional de lutas contra a reforma da previdência, no dia 22 de março, que no Recife acontecerá na praça do Derby a partir das 15h, foi salientada a necessidade de ampla mobilização e divulgação do ato contra a reforma da previdência pelos sindicatos, pois este será um dos momentos de resistência da classe trabalhadora.

O SINDACS PE estará no dia 22 de março em defesa da Previdência Social e contra a reforma da previdência.

Junte-se à Luta, filie-se já!