SINDACS/PE em Assembleia com ACS's e ACE's no município Cortês/PE

Hoje (18) às 09h45minh, na Igreja Batista no centro do município, foi realizada assembleia para repasses do andamento da negociação da pauta dos ACE's e construção de pauta de reivindicações dos ACS's.

O diretor Ricardo Alexandre, deu inicio trazendo informações sobre as negociações e avanços da pauta específica dos ACE's que já foram iniciadas com o gestor, visto que os ACE's do municípios tinham se filiado ao sindicato anterior aos ACS's. Ricardo Alexandre, seguiu dizendo que o gestor aceitou a criação do projeto de lei do Lira com aumento de indicadores, a solicitação do EPI foi encaminhada ao processo de licitação. Trouxe ao conhecimento da assembleia a falta de repasse de recurso federal para o município que é direcionado aos ACE's, tendo solicitado do gestor a regularização do repasse do recurso para que não haja dificuldades no pagamento de folha atual e futura.

Aberto o espaço para fala dos ACS's e ACE's, solicitaram averbação de tempo de serviço, carteirinha de sócio, convênios e maior participação e pontualidade dos trabalhadores (as) nas assembleias e reuniões do sindicato, o diretor Ricardo Alexandre falou do compromisso assumido pelo presidente Graciliano Gama em confeccionar as carteirinhas para todos os sócios (as), orientou a todos e todas fazerem o requerimento de tempo serviço para encaminhar ao jurídico, também pediu união da categoria para fortalecimento da luta.

Ao debate sobre as prioridades de pontos de reivindicações dos ACS's foram eleitos os seguintes pontos.

Pauta:

• Criação da Lei municipal do IF

• Regularização do Adicional de Insalubridade, com elaboração de laudo pelo médico do trabalho para execução da lei nº 13.342/2016.

A diretora do SINDACS e também da FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias) Ilze Mendes, fez algumas orientações sobre as práticas de procedimentos que não são atribuições da categoria, além de esclarecer sobre a portaria nº 83, que o sindicato junto com a Federação, rejeitaram se posicionando contra a execução da portaria no estado e no país, somando forças à luta para revogação desta portaria que causa um forte impacto negativo a essencialidade do ACS e ACE na Atenção Básica.

As informações sobre a mobilização para aprovação da MPV nº 827 ocorrida no dia 11 foi trazida pelo diretor do SINDACS e FENASCE Jorge Alberto, que com riqueza de detalhes, falou sobre todo o processo desde aprovação na Câmara Federal e Senado ao tramite seguido ao aguardo da sansão do presidente.

Encerrada a assembleia, os diretores seguiram a sede da prefeitura para protocolar documento.