SINDACS/PE em Assembleia com a Categoria e o Séc. de Saúde em Surubim/PE

O SINDACS/PE ao chegar no município de Surubim nesta sexta feira (6), foi à secretária de saúde participar de uma reunião com o atual e mais recente secretario de saúde Thiago belo e seu subsecretario Neto, para buscar retorno das pautas de reivindicações da categoria. A reunião foi bastante produtiva, o sindicato reforçou a cobrança no cumprimento dos prazos e convidou os gestores a participar da assembleia que aconteceria logo após a reunião, convite aceito, seguiram para a assembleia.

Na igreja Maranata, Os (as) ACS's e ACE's já aguardavam o sindicato, representado no momento pelos diretores (as) Alexsandro Lopes, Fábia Andrade e Hugo Jefferson com aporte jurídico da advogada Dra. Fernanda Resende.

O diretor Hugo Jefferson, deu inicio a assembleia convidando a advogada Dr. Fernanda Rezende para resgatar as ações que tem sido feitas desde a assembleia realizada no mês de agosto de 2017, além do retorno das pautas obtido no momento pelo novo secretario de saúde.

Dra. Fernanda Resende, falou do comprometimento do novo secretario de saúde com as pautas da categoria, afirmou que a prefeitura esta cumprindo com o prometido, o pagamento do Incentivo Adicional já foi pago em janeiro deste ano, no momento o pedido do sindicato é que se faça uma lei para garantir os pagamentos futuros, também houve comprometimento da gestão com o Terço de Férias que disse que a partir de setembro estará regularizado.

Sobre a Licença Prêmio, que é um benefício do servidor a cada 10 anos, também esta sendo cumprido com ressalvas. O sindicato solicitou que fosse feito um cronograma para que todos e todas possam gozar de suas licenças sem prejuízos.

O EPI foi cobrado pessoalmente ao secretario de saúde Dr. Thiago Belo, que lembrou a todos e todas que assumiu o cargo há apenas dois meses e informou que as camisas UV`s, as balanças e as bolsas já foram confeccionadas, e que serão entregues na próxima reunião, em quinze dias.

Neto, o secretário adjunto referenciou a pessoa de Tatiana, no RH (Recursos Humanos) para esclarecimentos de dúvidas dos servidores.

Aposentadoria Especial, Dra. Fernanda fez uma explanação detalhada, levando ao conhecimento de todos e todas que essa aposentadoria não esta prevista em nenhuma lei municipal, o que existe é uma súmula no STF, falou da luta do SINDACS/PE que vem trabalhando para que todas as prefeituras contratem um perito do trabalho, para elaborar laudo pericial, que irá subsidiar a garantia da Aposentadoria Especial. A advogada encerrou sua fala pedindo que todos e todas fossem na prefeitura e no INSS e pedissem documentos que comprovem o tempo de serviço e guardassem para futuro.

O diretor do SINDACS/PE e Vice-presidente da FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias) Alexsandro Lopes, trouxe informações a nível nacional, falou do PMAQ, esta faltando algumas capitais para que se possa dá a nota. PQAVS que é um incentivo repassado para os endemias, com o cumprimento de indicadores para que o município receba esta verba.

MP nº 827 que trata da recomposição das percas salariais do Reajuste do Piso, estava sendo pautado em Brasília e ficou para ser votado nos dias 11 e 12 de julho. A Federação estará fazendo um boletim de esclarecimento sobre os deputados que votaram contra o reajuste salarial da categoria.

O SINDACS/PE finalizou a assembleia agradecendo a gestão diferenciada do município, onde os gestores participam pessoalmente das assembleias dos ACS's e ACE's. Foram feitas filiações e eleitas delegadas de base, as companheiras Elaine e Marliete que irão somar nas Lutas em prol da categoria no município de Surubim.

São grandes os avanços obtidos nesse primeiro ano de gestão, apesar da atual conjuntura e as diversidades, o SINDACS/PE conquistou vários benefícios e melhorias nas condições de trabalho. Isso só foi possível porque nosso sindicato sempre se pautou por colocar como primeiro plano de ação a vontade dos trabalhadores.

Você que ainda não é sócio, mas também é beneficiado pelas conquistas do Sindicato, Filie-se Já! Para mantermos e ampliarmos nossos benefícios é fundamental a sua contribuição e participação, o SINDACS/PE reafirma o compromisso com a categoria e segue firme na luta em defesa do ACS e ACE.