SINDACS PE EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE

Na manhã do dia 06 de Junho de 2018, o SINDACS/ PE esteve em assembleia conjunta com a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e a Associação dos Agentes de Combate as Endemias de Pesqueira.

O encontro aconteceu no auditório da sede da associação dos Artesãos do Município que também é a sede da associação dos ACS`s.

Na assembleia o presidente da associação dos ACSs, Washington Agra, coordenou os trabalhos juntamente com o Advogado da associação Dr. Marcos Vinicius, fazendo um completo levantamento sobre a situação do PASEP, uma demanda que vem sendo resolvida graças ao empenho dos representantes locais.

O Presidente do SINDACS/ PE, Graciliano Gama, fez um resgate do histórico de lutas da categoria, pontuou, “os avanços tem como principal causa à atuação dos próprios agentes que hoje lideram as instituições representativas dos ACS`s e ACE`s e ocupam os principais espaços do controle social sempre em defesa da categoria e do SUS, são esses resultados de luta que alavancam o crescimento de forma organizada em todo Brasil”.

A assessora jurídica do SINDACS/ PE, Dra. Fernanda Resende, buscou preparar os ACS`s e ACE`s do Município para a luta da aposentadoria Especial. Os agentes já recebem o Adicional de Insalubridade e sinalizaram a necessidade do laudo técnico das condições ambientais do trabalho, laudo esse que garantirá a aposentadoria. Sendo um dos pontos de pauta da categoria a ser enviado de forma oficial para a gestão municipal.

No repasse da situação Nacional, o vice-presidente da FENASCE, Alexsandro Lopes, fez sua intervenção sobre a importância de cada luta principalmente a da recomposição do Piso Salarial do ACS e ACE "temos uma comissão mista, trabalhando na MP nº 827 a única forma de sairmos do cenário de 04 anos de piso congelado".

Estiveram presentes, a secretaria geral do SINDACS/ PE, Fábia Andrade e os diretores que compõem as associações municipais dos ACS e ACE de Pesqueira e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kátia ACS.

São grandes os avanços obtidos nesse primeiro ano de gestão, apesar da atual conjuntura e as diversidades, o SINDACS/PE conquistou vários benefícios e melhorias nas condições de trabalho. Isso só foi possível porque nosso sindicato sempre se pautou por colocar como primeiro plano de ação a vontade dos trabalhadores.

Você que ainda não é sócio, mas também é beneficiado pelas conquistas do Sindicato, Filie-se Já! Para mantermos e ampliarmos nossos benefícios é fundamental a sua contribuição e participação, o SINDACS/PE reafirma o compromisso com a categoria e segue firme na luta em defesa do ACS e ACE.