top of page

29 de Janeiro - Dia Mundial de Combate e Prevenção à Hanseníase


29 de janeiro

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando seqüelas se não for tratada precocemente.


Geralmente as manifestações causada pela doença são:

  • Manchas na pele: Esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade – manchas dormentes, que não doem, não coçam e não incomodam e por isso muitas vezes passam desapercebidas, principalmente se localizadas nas costas e nádegas.

  • Diminuição da sensibilidade: Ou formigamento de extremidades de mãos, pés ou olhos. Por não sentir dor, o paciente pode se ferir ou se queimar, e desenvolver complicações como úlceras e infecções locais.

  • Diminuição ou perda de força muscular: Em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos das mãos, andar arrastado, dificuldade em fechar as pálpebras que leva ao ressecamento dos olhos.

A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado.


O Ministério da Saúde relata e recomenda que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente, se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, configura-se como um dos sinais e sintomas sugestivos da doença.


A hanseníase tem cura! E quanto mais cedo identificada, mais rápido é o tratamento e o resultado. Qualquer suspeita, procure a Unidade Básica de Saúde ou um Agente Comunitário mais próximo de sua casa.


Janeiro Roxo


No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra à Hanseníase (janeiro roxo) - cor definida em 2015 para simbolização do enfrentamento a doença no país -, para alertar a população a respeito da doença.


Instituída pela Lei nº 12.135/2009, o Dia Nacional de Combato e Prevenção da Hanseníase, comemorado todos os anos no último domingo de janeiro.


sindacsPE Dia mundial da Hanseniase

Divulgação: Sindacs PE 2018



91 visualizações
bottom of page