20 de Novembro de 2021 - 50 ANOS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Sindacs PE tem representatividade na Secretaria de Combate ao Racismo da CUT - PE, coordenada por Gilson Goz, Valéria Melo (Secretaria de Assuntos da Mulher Trabalhadora do SINDACS PE) e Ivandécio Xavier (Diretor Fiscal do SINDACS PE).

A Secretária em reunião com representantes de diversos sindicatos, decidiu em reunião a importância da divulgação do ato do dia 20 de NOVEMBRO. Durante a reunião ficou definido que cada sindicato iria fazer sua divulgação própria e articulando a divulgação entre os sindicatos, também que iríamos fazer visitas presenciais em diversos movimentos, instituições antirracistas e de Direitos humanos, parlamentares, sindicatos, TERREIROS, e entre outros, com o objetivo de fortalecer, propor e ampliar a luta antirracista no nosso Estado.

O SINDACS PE vem com a divulgação em LIBRAS (Linguagem de Sinais), através da ACS Adriana, PACS/Recife/PE, com o objetivo de ampliar e valorizar essa população de surdos e mudos. Expressando a seguinte frase: CONSCIÊNCIA NEGRA É TODOS OS DIAS, ME RESPEITE! VEM FAZER PARTE DA ESTÓRIA. VEM PRA LUTA! FORA BOLSONARO!

O grandioso encontro para o ato 20 DE NOVEMBRO 2021 - 50 ANOS DA CONSCIENTIZAÇÃO NEGRA/FORA BOLSONARO, deu início na Praça do Carmo em Recife até o Marco Zero com a presença de diversas entidades sindicais como: Sindicato dos Bancários, Coletivo de Combate ao Racismo do Sinproja, Sindmetal-PE, Sindsprev-PE, Sintepe, Sindserpe-PE, Doméstica-PE, Sindpd-PE, Sindicato da Enfermagem e entre outros. Também participou os seguimentos movimentos populares: Nacional Quilombo Raça e Classe, Marcha Mundial das Mulheres, Feministas, Coletivo Filhas do Vento, Coletivo Quilombo do Arruda, ANEPE, MNLM e entre outros.

Portanto, foi levado faixas com frases impactantes, de conscientização e força e luta para População Negra também enfatizando o Fora BOLSONARO! Com tais frases aplicadas: A secretária da CUT - PE, 20 de NOVEMBRO DE 2021 - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, FORA BOLSONARO entre os demais sindicatos, Respeito não tem cor, tem consciência, o povo preto quer viver!! Vidas negras importam!! Fora Bolsonaro, Racista e Machista. O Núcleo LGBT do SINDACS PE teve a frase: NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM, representando a população LGBT. Com isso, o término da Marcha foi no Março Zero com um Festival Cultural Negra, Capoeira, Afoxé, etc.

Também participaram da marcha, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, do SINDACS PE, Graciliano Gama, as diretoras do SINDACS PE, Alcione Gama, Silvânia Timóteo, Maria da Conceição, e juntamente com as Secretárias Integrada da CUT/PE de Mulheres e Cultura.

PRECISAMOS A CADA DIA LUTAR POR IGUALDADE SOCIAL ENTRE OS POVOS, SEM DISCRIÇÃO DE COR. NÓS ENQUANTO ACS E ASACE/ACE TEMOS UM PAPEL FUNDAMENTAL NA VIDA E TRANSFORMAÇÃO DESSA POPULAÇÃO, VALORIZANDO AS RAÍZES E LUTAS DOS NOSSOS ANCESTRAIS.

CONSCIÊNCIA NEGRA É TODOS OS DIAS, ME RESPEITE!!! RESISTÊNCIA!!!

COLETIVOS DE COMBATE AO RACISMO:

VISITA AOS TERREIROS:

OLUFAM DEIM CASA DE OXALÁ NAÇÃO NAGÔ - HÁ MAIS DE 200 DE RESISTÊNCIA:

SÃO LOURENÇO - GOIANA/PE:

Valéria Melo e Ivandécio Xavier

Secretaria de Assuntos da Mulher Trabalhadora e