11 de Fevereiro - Dia Internacional das Mulheres e Meninas na ciência

11 de Fevereiro - é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na ciência, implementada pela UNESCO e ONU. Neste dia vem afirmar que as mulheres e Meninas desempenham um papel fundamental e fortalecimento das comunidades científicas e cada vez precisa aumentar a população científica feminina, pois, chega a 40% na área da ciência da saúde, das ciências Biológicas e 20% a 25% nas ciências exatas, químicas, matemática, física e de computação.

As mulheres tem posições de menos destaque referente aos homens, pois, tem casos que são de invisibilidade, como Rosa Frank, que foi uma mulher injustiçada por não ter sua contribuição reconhecida no âmbito de estudos de modelamento da dupla hélice do DNA. Esse roubo tem um nome na ciência de "afirmativa", pois, se tem descobertas e contribuições científicas feitas por mulheres e que foram atribuídas a pesquisadores homens. Muitas vezes, a participação da Mulher é diminuída ou negativada, ou seja, ela não recebe crédito nenhum em relação as descobertas.

Nós mulheres fazemos ciências de todos os tipos, todos os dias, de tão boa qualidade quanto os homens. A diversidade das pesquisas dispõem de grupos de pesquisadores/as, talentosas trazendo novas perspectivas e criatividade diferentes conhecimentos. A igualdade de gênero deve ser considerada um meio fundamental para promover a excelente científica e tecnológica

.

É muito importante que a gente desafie e mostre o papel da Mulher na ciência, interessante também que, assim como desafio precisamos vincular também a imagem das mulheres Negras na ciência, assim as jovens meninas negras poderão sonhar e alcançar vôo na ciência. As Mulheres merecem ser representadas e estar em todos os espaços.

Valéria Melo

Secretaria de Assuntos da Mulher Trabalhadora