Sindacs/PE participa de Debate com o Procurador Regional do Trabalho

O evento aconteceu na Fiocruz, no auditório Frederico Simões Barbosa, no campus da Universidade Federal de Pernambuco.

O palestrante, procurador Dr. José Laízio Pinto Júnior, abordou o tema sobre Liberdade na Participação Sindical e os Impactos da Reforma Trabalhista.

O diretor Jorge Alberto, participou do processo de discussão e entendimento das ações, em meio a estudantes e entidades Sindicais que também contribuíram com o debate.

Na análise do procurador, ele foi bem objetivo e lamentou que unilateralmente o governo não abriu o debate com a sociedade Organizada, falou também sobre a terceirização que pode prejudicar alguns setores como por exemplo os Bancários, criticou a reforma trabalhista dizendo que ela é capenga e manca, mas que entende a necessidade de se fazer uma reforma, não da maneira que foi imposta.

Sobre a contribuição sindical o procurador comentou a decisão do STF que deixa claro que a contribuiçao não é mais obrigatória e sim facultativa. Avaliou de duas formas essa decisão: Negativa - no sentido de que os movimentos sindicais terão que apertar os cintos nas suas finanças; Positiva - porque agora os sindicatos vão ter que se aproximar de sua base para resgatar seus filiados.

© 2022 - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco