ACS's e ASACE's aprovam Campanha Salarial e se Mantem em Alerta para Novos Avanços

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, aprovou em assembleia nesta quinta feira (24) a proposta da Prefeitura do Recife da campanha Salarial 2018.

O presidente do Sindicato, Graciliano Gama, conduziu a assembleia chamando a categoria para a unidade visto que foi uma campanha salarial no contexto da crise politica, econômica e social vivenciada no Brasil, afirmando que “enfrentamos uma campanha salarial difícil”, com o desafio de recompor e fazer através de recursos extrajudiciais a execução de direitos específicos da categoria como a entrega de EPI`S e o cumprimento da Lei. Federal 13.342/2016 que assegura o cálculo do Adicional de Insalubridade sobre o seu vencimento ou salário base.

Na assembleia o sindicato apresentou a Trajetória de Lutas travadas durante toda a campanha salarial, que foi iniciada em 24 de janeiro com a realização da 1ª assembleia da categoria e construída a pauta de reivindicação, inclusive com encaminhamentos de notificações extrajudiciais, também foi explanada minuciosamente a proposta da gestão apresentada ao Fórum do Servidor no dia 18 de maio, onde algumas categorias que já tinham deflagrado greve aceitaram.

Como resultado do último ato realizado na terça feira (22), em assembleia no pátio da Câmara Municipal do Recife a categoria rejeitou a proposta da gestão e saiu em caminhada pelas ruas do Recife com destino a sede da prefeitura, para forçar que os gestores recebessem uma comissão que foi instituída para pressionar a reformulação e melhoramento da oferta, inclusive o prazo, na ocasião a comissão foi recebida pelos secretários de Saúde, Administração e Governo, que se comprometeram em reavaliar a proposta e hoje foi dado o retorno à categoria sobre a reavaliação que teve o seguinte resultado: a permanência da proposta anterior, considerando o fato de outras categorias terem aceitado, porém foi criada uma gratificação no valor de 100,00 reais, que foi o diferencial da categoria nas negociações, a gratificação que receberá a nomenclatura de “Exercício da Profissão será aplicada a partir do mês de outubro junto com os demais reajustes”.

De acordo com o presidente Graciliano Gama, A Luta Não Para! As reivindicações continuarão sendo feitas em todos os espaços, dando ênfase a Medida Provisória nº 827 que esta tramitando em Brasília e que trata da recomposição de perdas do Piso Salarial nacional da categoria, além das Mesas Setoriais e o GT do ADESUS que discutira a divisão dos valores entre as categorias por nível de escolaridade.

Após a votação, que teve a aprovação da maioria, a assembleia foi encerrada com as recomendações do presidente Graciliano Gama, que manteve a categoria em alerta para breves convocações, visto que há o aguardo do parecer da Procuradoria Geral do Município sobre o Adicional de Insalubridade, as entregas do EPI's, fardamentos, demandas reprimidas e lutas a nível Nacional.

O SINDACS/PE reafirma o compromisso com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às endemias, no fortalecimento das lutas em defesa dos diretos. Em busca de novas conquistas, Sempre!

• Vídeo:

© 2022 - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco