top of page

Delegação Feminina se despede do Fórum Social Mundial


A delegação encerra participação no Fórum Social Mundial com excelentes resultados, após três dias de intensas atividades.


O evento reuniu entidades, pesquisadores e representantes dos movimentos sociais e do poder público de 160 países.


O Fórum trouxe como tema “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”.


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou uma série de ações durante o Fórum de 13 a 17 de março, as diretoras Fábia Andrade, Ilze Mendes, Valéria Melo, Vastir Maria e Silvânia Timóteo participaram de seminários, rodas de conversas, debates democráticos de ideias, formulação de propostas, troca de experiências e articulação.


Discussões sobre a grave questão de saúde pública e social, com desafios ainda maiores devido aos desmontes das políticas públicas de saúde e atenção, no objetivo de garantir direitos conquistados, em defesa do SUS, participaram também da coleta de assinaturas contra a Emenda Constitucional 95/2016, que congela investimentos em saúde por duas décadas e já está em vigor.


A participação das Mulheres no Fórum Social Mundial foi muito importante para debater questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras.


Com a infeliz notícia da morte da vereadora Marielle Franco, aconteceram vários atos em protesto, durante toda a quinta feira (15), os manifestantes, maioria de mulheres se reuniram em vários espaços da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em campus, nas ruas, Sob gritos de "Marielle, presente!”.


Ainda na quinta feira, o Sindprev/BA promoveu o debate sobre o Desmonte da Previdência Social, a mesa foi composta por diretores do Sindsprev/BA que são verdadeiros conhecedores da causa, além de advogado especialista em direito previdenciário, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), e pela Secretária Executiva da CUT Nacional e coordenadora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar.


Foi um debate riquíssimo que reforçou o conhecimento sobre os impactos que essa reforma vai causar na vida de todos os trabalhadores.


Na sexta feira (16) como última atividade da delegação, à participação na Mesa redonda do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o tema “A atenção primária gratuita e o papel da promoção e prevenção de saúde no fortalecimento do SUS”, um tema que despertou a atenção e inquietou os participantes pela relevância das ações que são prioridades no Sistema Único de Saúde (SUS).



81 visualizações
bottom of page