top of page

SINDACS-PE realiza quarta edição do Abril Verde em Garanhuns

Atualizado: 3 de mai.

O município de Garanhuns recebeu nesta segunda-feira (29), a quarta edição do Seminário Abril Verde do SINDACS-PE. O seminário é consolidado no calendário do órgão e faz memória a campanha de conscientização em Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento foi um sucesso e recebeu ACS e ACE de diversos municípios entre eles: Garanhuns, Jurema, Sanharó, Pesqueira, Águas Belas, São Lourenço da Mata e Abreu e Lima. A edição deste ano trabalhou com o tema: A saúde mental do trabalhador e da trabalhadora da saúde, ACS e ACE de pernambuco.


O seminário de 2024 aconteceu na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e buscou reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais com foco na saúde mental. O mês de abril foi escolhido em homenagem à memória de 78 mineiros vítimas de um acidente de trabalho em 28 de abril de 1969, em Farmington, West Virginia (EUA). A diretora de segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora, Alcione Gama fez a abertura do evento com um momento de oração lembrando as vítimas de acidentes de trabalho, apresentou a metodologia e em seguida fez a composição da mesa.


A mesa de abertura foi composta pelo presidente do SINDACS-PE Graciliano Gama, pelo palestrante, sanitarista e especialista em direito médico e da saúde, Admilson Machado; pelo professor, Gildazio Moura; representando a secretaria de saúde do município, a diretora do departamento de vigilância em saúde de Garanhuns, Gesika Maria da Silva; a agente comunitária de saúde há 20 anos Ilda Viana e Cristina Gueiros, 32 anos de ACS e presidente da AMACS-GARANHUNS. O seminário contou com a participação de diversos diretores e delegados de base entre eles: O presidente, Graciliano Gama, o vice-presidente, Pierre Campos, as diretoras, Alcione Gama, Angela Paz, Maria Daniele, a diretora eleita Shirlene Chaves, os diretores Giordano Bruno, Alexsandro Lopes, Wilson Cabús, Fabiano Florêncio, Cristiano José, Estanduwashigton Agra, o diretor eleito Ely Alves e o delegado de base Ibhaim Almeida. Na ocasião também foram entregues as réplicas dos TACS E TACE de Garanhuns e do município de Palmeirina.


Após a apresentação dos facilitadores houve um momento de debate com os internautas e os participantes presentes. Durante o seminário foi formado um grupo de trabalho (G.T) para cobrar a efetivação do projeto de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora ofertado pela gestão. O SINDACS-PE é união, força e luta.




Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE

11 visualizações

Comments


bottom of page