Nessa segunda-feira (17), representantes do sindicato dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (SINDACS-PE) estiveram na sede da secretaria de saúde do município de Timbaúba para participar de uma reunião com a gestora da saúde, Marileide Rosendo juntamente com sua equipe, Morgana Cavalcante, Josafá Alves e o procurador Osiris Aguiar.


O encontro contou com a presença do presidente do SINDACS-PE, Graciliano Gama e os diretores, Josabete Aníbal e Lucimario Souza, além da representante da associação, Zoraide e da delegada de base, Rejane Vieira.


O encontro foi para apresentar as pautas de reivindicações dos ACSs e ACEs do município de Timbaúba para 2022.


- Continuidade da Mesa Permanente de negociação


- Aposentadoria dos ACSs de 1993


- Incentivo Adicional (pagamento referente a 2021)


- Fardamentos para ACSs e ACEs, EPIs (malha UVA/UVB, Máscaras, álcool 70%, protetor solar e repelente)


- PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde)


- Exames periódicos para os ACSs e ACEs


- Entrega dos tablets.


O encontro foi uma oportunidade para dialogar e construir alternativas atuais e legais e dar continuidade aos avanços da categoria dos ACSs e ACEs.


Um compromisso que a secretária de saúde assumiu foi de defender os direitos dos servidores, “Se estiver uma lei que determine o pagamento, a gente paga” afirmou a secretária de saúde de Timbaúba, Marileide Rosendo.


Ao final do encontro, o sindicato se comprometeu a enviar algumas minutas da lei do Incentivo Adicional e deixou a assessoria jurídica dos agentes à disposição para auxiliar o procurador do município na elaboração da lei.


É importante a união da categoria nesse momento de luta. O sindicato só é forte com a participação dos ACSs e ACEs. Filie-se Já.


Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE

79 visualizações