Representando o SINDACS-PE e a importante participação feminina em diversos eventos nacionais, a nossa vice-presidente Luciene Santos, participou nos dias 16, 17 e 18 de julho, em Brasília-DF, do 10º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão). O encontro contou com participação do controle social em Saúde do Trabalhador de todo território nacional, além de gestores e convidados.
O evento é caracterizado como uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), com data prevista para julho de 2025. Além da integração e compartilhamento de experiências entre os presentes, foram discutidos em grupos, divididos por regiões geográficas, os eixos estruturantes da 5ª CNSTT, que são:
I- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
II- As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e,
III - Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.
Todos os grupos encaminharam propostas relacionadas aos eixos. Também foram apresentadas mesas temáticas conduzidas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; Projetos do Conselho Nacional de Saúde e repasses sobre a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ªCNGTES).
“Participar de um evento como esse é extremamente importante para a carreira do profissional da saúde, buscar conhecimentos sempre é a melhor forma de levar esclarecimentos para nossa categoria”, explicou nossa vice-presidente. O 10º Cisttão reforça a importância de fortalecimento dos espaços de controle social no SUS e amplia a responsabilidade na organização das Conferências em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O SINDACS-PE atua em diversas frentes sempre com o objetivo de buscar cada vez mais conhecimento e estratégias para melhorar as condições de trabalho e benefícios para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Dayse Lopes
Diretora de Comunicação e Divulgação do SINDACS PE
Comments