top of page

SINDACS-PE participa de capacitação sobre aleitamento materno no Recife

Agentes Comunitários de Saúde foram convidados para participarem de um programa de capacitação sobre aleitamento materno promovido pela Prefeitura do Recife. O objetivo é contribuir com a redução do desmame precoce e para estimular a amamentação após os seis primeiros meses de vida. A ideia é desenvolver as habilidades desses trabalhadores em relação ao manejo, promoção e apoio ao aleitamento materno.


A abertura do curso "ATUALIZAÇÃO EM AMAMENTAÇÃO PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE", aconteceu nesta terça-feira (14), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, localizada na Rua Real da Torre, 299 - Madalena, Recife.


Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.


Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.


Benefícios da amamentação na saúde do bebê: qual papel do leite materno?


  • Fortalecer o sistema imunológico.

  • Prevenir obesidade.

  • Proteger o coração.

  • Desenvolver o sistema nervoso.

  • Diminuir risco para déficit de atenção.

  • Proteger contra os efeitos da poluição.

  • Prevenir anemias.


Com 21 anos de profissão, o presidente do SINDACS-PE Graciliano Gama já participou de várias palestras sobre a amamentação.







Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE

1 visualização

Comments


bottom of page