O presidente do SINDACS-PE, Graciliano Gama, participou nessa quarta-feira (16), do Ato Público de Luta e Mobilização dos Servidores Públicos Federais, por recomposição salarial, melhores condições de trabalho e contra o desmonte na máquina pública. A atividade, coordenada pelo Sindsprev-PE, através do companheiro Luiz Eustáquio, aconteceu na Praça da Independência, Centro do Recife, e contou com as participações do presidente da CUT-PE Paulo Rocha, do Sindsep, secretário-geral Filipe Pereira, além da apresentação da TV Sindical.


É importante destacar que caravanas de várias partes do Brasil se concentraram em Brasília/DF, no Espaço do Servidor, local onde ocorreram as últimas mobilizações e manifestações dos servidores. De acordo com a programação divulgada pelas entidades representativas da categoria, os trabalhadores seguiram em marcha até o Bloco P do Ministério da Economia.


O 16 de março foi o dia D para o funcionalismo público. Devido as negociação das pautas exigidas pelos servidores públicos federais, os servidores podem iniciar uma greve a partir do dia 23 de março, conforme deliberação das plenárias das federações e confederações que representam os servidores do INSS.


Os funcionários públicos pedem a recomposição da inflação acumulada no governo Bolsonaro, o que representaria um reajuste salarial de 19,99%. O movimento começou depois que o presidente indicou que pode dar aumento só para os policiais federais em 2022.



Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE

125 visualizações