Buscar

Na quinta, 06 de maio de 2021, o Sindacs-PE esteve presente no município de Porção/PE para uma reunião com os representantes da Gestão Municipal, com o Secretário de Saúde o Sr. Genilson Bezerra e a Coordenadora da Atenção Básica, a Enfermeira Renata e juntos com os representantes do Sindacs-PE, Ricardo Alexandre, Washington e a Delegada de Base Edivânia.


Na ocasião, os diretores do sindicato contestaram alguns artigos do projeto de lei municipal que regulamentou a gratificação do Previne Brasil. Segundo o projeto, o trabalhador para conseguir receber a gratificação tem que cumprir 100% dos indicadores, preconizado pelo ministério da saúde. Em outro artigo, terá direito também a gratificação os auxiliares administrativos, coordenadores e as equipes multiprofissionais. Ricardo Alexandre argumentou que o trabalhador para receber a gratificação tem ter que cumprir 100% dos indicadores seria injusto, pois, se a equipe atingir, 70, 80 ou 90% não receberá. E explicou que, como o projeto de lei apresentado pelo SINDACS-PE em diversos municípios, a gratificação é proporcional as metas alcançadas pelas equipes de saúde.


No caso das gratificações para os outros profissionais que não contribuí com os indicadores ficou acertado que os representantes do Sindacs-PE irão em outra reunião com a gestão apresentar uma solução para essa questão. O diretor Washington pediu a palavra e falou das divisões das gratificações relatando que no seu município a divisão é igualitária. Esse ponto também ficou acertado para a próxima reunião. Quanto ao ponto principal do projeto que para receber as gratificações os trabalhadores têm que cumprir 100% das metas, o Secretário de Saúde Genilson Bezerra concordou imediatamente. E também falou da importância dos Agentes Comunitários para as melhorias da saúde da população não só do município de Porção mais em todo país.


Na nossa próxima reunião que será o mais breve possível, foi sugerida a participação do presidente da Câmara Municipal para juntos elaborarmos as emendas com às devidas correções projeto. Os trabalhadores ficaram satisfeitos com os encaminhamentos e também ressaltaram a importância de ter um sindicato atuante e presente. SINDACS-PE, Juntos somos fortes!


Ricardo Alexandre

Diretor de Articulação nos Municípios