Em reunião na última quarta feira (2), o Presidente Graciliano Gama acompanhado da Secretária geral Ilze Mendes e a diretora executiva Alcione Gama, apresentaram uma pauta de reivindicações a Secretária executiva de saúde Andreza barkokebas. O Presidente destacou os pontos mais urgentes e que precisam ter encaminhamento imediato, foram eles: 1) PCCDV; 2) Curso técnico; 3) Concurso ASACE e ACS.


1) PCCDV – o sindicato exige que haja uma revisão do plano, pois as condições estabelecidas para as progressões de Qualificação têm prejudicado o desempenho da Carreira da categoria. O Presidente mencionou alguns exemplos constrangedores e frustrantes para o trabalhador que se surpreende com a falta do seu nome nas divulgações do diário oficial, mesmo com a certeza de terem cumprido os critérios. Em resposta a Secretária informou que o PCCDV será revisado e alterado de forma que flexibilize as certificações nas progressões.


2) Curso técnico - enfatiza que todos ASACE e ACS inscritos no CNES estão aptos a receber a formação técnica do Programa Saúde com Agente. A gestão acolheu.


3) Concurso ASACE e ACS – Graciliano foi pragmático na defesa da convocação de todos aprovados no último concurso para ASACE, reforçando mais uma vez a grande necessidade da população em receber as orientações no controle, no combate às arboviroses e ações nos cuidados preventivos para melhor enfrentamento da pandemia. Também pediu agilidade na elaboração de estratégia para que o concurso para ACS seja executado porque as comunidades, as unidades de saúde e as equipes de saúde precisam desses profissionais para diminuir o sofrimento, os agravos das comorbidades e o combate a pandemia do COVID 19. A secretária disse estar na tratativa de um plano de trabalho com relação ao concurso para ACS e que dará retorno ainda esse mês com relação aos aprovados para ASACE.


A luta do SINDACS PE é Permanente em defesa da Categoria!


Ilzenaide Mendes

Secretaria Geral do SINDACS PE

220 visualizações