SINDACS PE em Atividade no Ministério da Saúde - Brasília/DF

Os diretores do SINDACS PE Ilze Mendes e Jorge Alberto estiveram reunidos nesta terça-feira (17), com a equipe da Atenção Primária no Ministério da Saúde em Brasília/DF, para tratar de uma pauta muito relevante para categoria, com destaque a portaria nº 2.358/2020.


Após diligências nas unidades de saúde e pontos de apoio, ouvindo os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às endemias, foi realizado relatório e com base nos registros das dificuldades enfrentadas pela categoria, o presidente, Graciliano Gama, encaminhou dois diretores que compõem a Federação Nacional – FENASCE para intervir direto no Ministério da Saúde.


Em reunião com o assessor técnico da Atenção Primaria, Marcos Aurélio e a Diretora do departamento de Saúde da Família, Renata Maria, os diretores questionaram a portaria nº 2.358/2020 que não gratifica o empenho dos trabalhadores que estão atuando no combate ao COVID 19. Em reposta, a equipe informou que os repasses financeiros aos municípios não têm os fins determinados pelo Ministério, apenas é recomendado por portarias, os gestores dos municípios fazem uso dos repasses e justificam junto aos órgãos fiscalizadores.


De imediato, a diretora, Ilze Mendes, fez dois ofícios, um solicitando que seja expedida uma nova nota técnica ou qualquer outro dispositivo que oriente os gestores sobre a possibilidade de elaborar estratégias de enfrentamento ao COVID 19, bonificando a categoria e outro pedindo o grau máximo (40%) de insalubridade, considerando o empenho e a exposição.


Na LIVE do SINDACS PE, na próxima terça feira (24), serão esclarecidas dúvidas sobre os indicadores, avaliação e pagamento do programa Previne Brasil que substituiu o PMAQ, também serão passadas as informações mínimas exigidas pelo Ministério para validação do cadastro do SUS, Não Perca! O SINDACS PE atuando firme em nível nacional, para buscar melhorias para você ACS e ACE.



Fábia Andrade

Diretora de Comunicação e Divulgação do SINDACS PE

CNPJ 04.428.218/0001-00

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e

Agentes de Combate às Endemias do Estado de Pernambuco

Rua General José Semeão, N° 104, 

Santo Amaro - Recife/PE - CEP: 50050-120

CNPJ: 04.428.218/0001-00

  • Facebook Sindacs PE
  • YouTube Sindacs PE

Horário de Funcionamento:

Sede Recife: 

Segunda à Sexta - 09h às 17h

Contato:

(81) 3222.4061  /   (81) 3033.4042

Atendimento Jurídico:

Sede: Terças e Quinta-feiras 

Horário: 14h às 17h

Sub Sede Garanhuns: 

Segunda e Sexta - 08h às 12h

Quarta - 14h às 17h

© 2018 SINDACS - PE Todos os direitos reservados