top of page

SINDACS-PE acompanha cobranças no município de Panelas

O SINDACS-PE esteve mais uma vez presente no município de Panelas com o diretor, Ricardo Alexandre; a delegada sindical do município, Analdir; os representantes do município, o prefeito Rubens de Lima Barbosa; o secretário de saúde da cidade, José Júnior; a coordenadora da atenção básica, Priscila Araújo e a categoria dos ACS’s. Na ocasião eles discutiram as seguintes pautas: adicional de insalubridade e o Previne Brasil.


O prefeito afirmou que no momento não seria possível a implantação do adicional pois as contas do município não apresentam condições favoráveis, à concessão dos 20% de insalubridade e que também tem a classe dos técnicos e enfermeiros que fazem jus ao adicional.


O diretor Ricardo, também reconhece esse direito aos companheiros, mas, argumentou que já existe lei que permite aos gestores regularizar através de leis municipais. O diretor destacou que não seria obrigatório começar com os 20% que poderiam fazer um escalonado, começando com 10% e deixar previsto em lei uma data para passar pros 20%.


O prefeito garantiu sentar novamente para negociar assim que concretizarmos a construção do Previne Brasil. Foram apresentados todos os valores repassados pelo Governo Federal desde o ano de 2020 até março de 2023. O prefeito Rubens e o secretário de saúde, reconheceram toda importância dos ACS, para a significativa melhora nos indicadores do Previne juntamente com as equipes. E que o trabalho e a dedicação dos agentes comunitários no recenseamento foi muito gratificante.

O diretor Ricardo, também fez um relato dos municípios em que participou das divisões e das construções das leis municipais onde sempre primou pela divisão das porcentagens em partes iguais. Os gestores aceitaram os argumentos. Segundo o diretor Ricardo, o prefeito, garantiu que no mês de maio deste ano começa o pagamento da gratificação do Previne Brasil.


Ficou acertado também que no próximo dia 24/04 será realizada outra reunião para que seja construído as divisões, e assim dá início a construção da lei municipal que irá regulamentar a gratificação do Previne Brasil no município de Panelas. O SINDACS-PE é união, força e luta.


Jacielma Cristina

Jornalista do SINDACS PE

32 visualizações

Комментарии


bottom of page