Saúde com Agente: Lançamento de Processo Seletivo para ACS e ACE

Atenção ACS e ACE o SINDACS-PE divulga que iniciam nesta segunda-feira (14), as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e no Curso Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias da Faculdade de Medicina da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ambos na modalidade de ensino a distância (EAD) com momentos presenciais e 100% gratuito.

Segue informações sobre a INSCRIÇÃO estabelecida pelo EDITAL:

6.2. A inscrição deverá ser realizada exclusivamente através de sistema de inscrição da UFRGS, disponível no endereço eletrônico: https://saudecomagente.ufrgs.br/inscricao, das 06h do dia 14/03/2022 até às 23h59min do dia 18/04/2022.

6.3. A inscrição é gratuita.

6.4. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher um Formulário Eletrônico, fornecendo, obrigatoriamente, os dados solicitados, incluindo o número do seu CPF, número de telefone e um endereço de e-mail válido.

6.4.1. Não será possível a alteração do e-mail cadastrado após o envio da inscrição pelo candidato. É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a), em qualquer etapa do processo seletivo, a verificação periódica de seus correios eletrônicos e checagem de caixa de spam ou lixo eletrônico para efeito de recebimento de e-mails e notificações.

6.5. Por ocasião da inscrição, cada candidato deverá escolher uma única opção de Curso.

6.5.1. Não será permitida a troca de opção de Curso após o envio da inscrição pelo candidato.

6.6. Além do preenchimento do Formulário Eletrônico, o candidato deverá anexar, na mesma plataforma de inscrição, exclusivamente por meio eletrônico, a documentação obrigatória para ingresso elencada no item 6.7 deste edital.

6.7. Fazem parte da documentação obrigatória para inscrição os seguintes documentos:

6.7.1. Documento de identificação atualizado, que deverá:

a) conter o CPF e o número de registro geral (RG), com o órgão de expedição;

b) fotografia que permita a adequada identificação do titular;

c) estar em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações;

d) ter sido expedido por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal, ou por outros órgãos legalmente autorizados a emitir documento de identificação.

6.7.1.2. No momento da inscrição, além de outros dados e informações, também deverá ser informado o número do Cartão Nacional de Saúde - CNS.

6.7.2. Comprovante de vinculação ao Sistema Único de Saúde (SUS), atestando a atuação como Agente de Saúde, em exercício profissional, devidamente preenchido e assinado pela Chefia do Candidato ou Gestor, conforme modelo padrão disponível na seção Anexos - Formulário I deste edital.

6.7.3. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico escolar contendo os componentes curriculares, carga horária e resultados, seja na modalidade de ensino regular, seja na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio obtido através de exames de certificação de competências do tipo ENEM, ENCCEJA ou equivalente; reconhecidos pelo órgão público competente, independentemente de já ter concluído Curso de Ensino Superior.

6.7.3.1. O candidato que estiver cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio deverá apresentar o respectivo comprovante de matrícula.

6.17. O candidato que estiver cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, que apresentar o documento previsto 6.7.3.1 deste edital, caso tenha a inscrição homologada, deverá encaminhar, posteriormente, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio contendo os componentes curriculares, carga horária e resultados até o prazo de conclusão do Curso Técnico de vinculação, para fins de obtenção da Certificação.

Segue informações sobre o RESULTADO DAS INSCRIÇÕES estabelecida pelo EDITAL:

8.1. No dia 09/05/2022 será divulgado no endereço eletrônico da UFRGS: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/ o Resultado preliminar do Processo Seletivo de que trata este edital, com as listas, por Curso, dos candidatos com a inscrição homologada e dos candidatos com a inscrição não homologada.

8.1.1 Os candidatos com a inscrição não homologada poderão interpor um único recurso fundamentado, exclusivamente pelo e-mail: recursosaudecomagente@ufrgs.br

8.1.2 O recurso deverá ser enviado, impreterivelmente, entre o dia 10/05/2022 (06h) à 11/05/2022 (23h59min), acompanhado de documentação obrigatória, quando for o caso, e de eventual documentação complementar que o candidato julgue pertinente.

8.2 No dia 23/05/2022 será divulgado no endereço eletrônico da UFRGS: https://saudecomagente.ufrgs.br/saude/ o Resultado final do Processo Seletivo de que trata este edital, com as listas, por Curso, dos candidatos com a inscrição homologada e dos candidatos com a inscrição não homologada, considerando já eventuais recursos que tenham sido deferidos.

Mais informações do Processo Seletivo e mais detalhes, acesse o Edital:

EDITAL Nº 1, DE 4 DE MARÇO DE 2022 - DOU - Imprensa Nacional

Jacielma Cristina