Na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe a vice-presidente da Federação nacional - FENASCE Ilze Mendes e o diretor Jorge Alberto se reuniu com a categoria, à convite do presidente Clécio Manoel e sua diretoria, acompanhados pela presidente da associação de agentes comunitários de saúde do município de Gravatá Tatiana Fradique.
Em assembleia, na última sexta-feira (10), Ilze e Jorge, falaram sobre as atividades que são desenvolvidas dentro do congresso nacional e nos ministérios em Brasília, tiraram dúvidas, além de reforçar o pedido de união de todos os trabalhadores ACS e ACE na luta pela aposentadoria especial, que é a prioridade.
Ilze, disse existir a possibilidade de aposentadoria especial para os agentes de saúde e endemias no Brasil, mas que essa aposentadoria é regida pela legislação previdenciária e possui critérios específicos para ser concedida e que para ter direito à aposentadoria especial, os agentes devem comprovar o exercício da atividade de forma contínua e sem interrupções, num período mínimo de 25 anos.
"A legislação também estabelece regras, que precisam de alterações, ajustes para dar condições aos trabalhadores ACS e ACE se aposentarem".
Ressaltou a importância da categoria sempre consultar os dirigentes sindicais que fazem a luta nacional, e buscar orientação profissional na área de previdência.
Ainda, falou sobre a formação técnica no curso Saúde com Agente, que terá uma segunda etapa confirmada pela ministra da saúde. Algumas dificuldades foram apresentadas no sistema de certificação, mas as orientações e contatos foram passados pela vice-presidente que destacou o empenho do presidente da Luís Cláudio que se mantém na luta em Brasília/DF.
Por fim, o presidente Clécio e sua diretoria seguiram com a pauta municipal, encerrando a assembleia que foi grandiosa, com o grito de UNIÃO, FORÇA e LUTA💪🏻
Ilzenaide Mendes
Secretaria Geral do SINDACS PE
コメント