top of page

Diretores do SINDACS estiveram presente na sede da Associação dos ACSs de Santa Cruz do Capibaribe

Na sede da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe a vice-presidente da Federação nacional - FENASCE Ilze Mendes e o diretor Jorge Alberto se reuniu com a categoria, à convite do presidente Clécio Manoel e sua diretoria, acompanhados pela presidente da associação de agentes comunitários de saúde do município de Gravatá Tatiana Fradique.


Em assembleia, na última sexta-feira (10), Ilze e Jorge, falaram sobre as atividades que são desenvolvidas dentro do congresso nacional e nos ministérios em Brasília, tiraram dúvidas, além de reforçar o pedido de união de todos os trabalhadores ACS e ACE na luta pela aposentadoria especial, que é a prioridade.


Ilze, disse existir a possibilidade de aposentadoria especial para os agentes de saúde e endemias no Brasil, mas que essa aposentadoria é regida pela legislação previdenciária e possui critérios específicos para ser concedida e que para ter direito à aposentadoria especial, os agentes devem comprovar o exercício da atividade de forma contínua e sem interrupções, num período mínimo de 25 anos.


"A legislação também estabelece regras, que precisam de alterações, ajustes para dar condições aos trabalhadores ACS e ACE se aposentarem".


Ressaltou a importância da categoria sempre consultar os dirigentes sindicais que fazem a luta nacional, e buscar orientação profissional na área de previdência.


Ainda, falou sobre a formação técnica no curso Saúde com Agente, que terá uma segunda etapa confirmada pela ministra da saúde. Algumas dificuldades foram apresentadas no sistema de certificação, mas as orientações e contatos foram passados pela vice-presidente que destacou o empenho do presidente da Luís Cláudio que se mantém na luta em Brasília/DF.


Por fim, o presidente Clécio e sua diretoria seguiram com a pauta municipal, encerrando a assembleia que foi grandiosa, com o grito de UNIÃO, FORÇA e LUTA💪🏻







Ilzenaide Mendes

Secretaria Geral do SINDACS PE


27 visualizações

Comments


bottom of page