Na nesta quinta-feira (22), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Upinha Hélio Mendonça, localizada no DS 7, Recife, se reuniram com as diretoras Alcione Gama e Dayse Lopes representando o SINDACS-PE para discutir as possíveis mudanças que serão trazidas pela expansão da atenção primária à saúde no município e naquela comunidade. A reunião contou com a participação de ACS's das 4 equipes e abordou os seguintes temas:
A importância da união entre a categoria.
O horário da tarde e suas peculiaridades.
O acolhimento e as diversas fases do processo de expansão.
A necessidade de expansão da atenção primária: À expansão da atenção primária é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população do Recife. Mas os trabalhadores e trabalhadoras concordam que não pode acontecer sem a escuta qualificada do(a) ACS.
O papel dos ACS na expansão da atenção primária: Os ACS são peças fundamentais na atenção primária à saúde.
O SINDACS-PE se comprometeu a lutar pela categoria no processo de expansão da atenção primária no Recife e defender os direitos dos ACS caso estes sejam violados. O sindicato também se colocou à disposição para ajudar os ACS a reivindicar melhores condições de trabalho.
A reunião foi um importante passo para fortalecer a luta pela expansão da atenção primária no Recife e sobretudo pela valorização dos ACS. A luta pela expansão da atenção primária no Recife é uma luta de toda a população. É importante que todos se mobilizem para defender esse direito fundamental.
Para mais informações, entre em contato com o SINDACS-PE.
Fábia Cristina
Diretora de Comunicação e Divulgação do SINDACS PE
Yorumlar