28 de Maio - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, data que foi criada para a conscientização das doenças que afetam a saúde das mulheres. A saúde das mulheres é importante e acabar com a pandemia da desigualdade e garantir os direitos sexuais e reprodutivos continua sendo essencial.


Há três questões fundamentais para que as mulheres tenham mais saúde: cuidado com o corpo e saúde mental, além do planejamento reprodutivo. Ter cuidados com a obesidade, hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos regularmente e uma dieta com inclusão de alimentos naturais são requisitos fundamentais para ter uma boa saúde, assim como a realização de exames para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, pois algumas doenças sendo diagnosticadas logo no início, a possibilidade de cura é maior.


Segundo o ministério da saúde, a desigualdade de gênero e a luta pela garantia de direitos igualitários para as mulheres ainda são realidades latentes na sociedade brasileira, o que se agravou ainda mais diante do cenário de pandemia causada pela Covid-19. Devido à saturação dos sistemas de Saúde e ao fechamento das escolas, as tarefas de cuidado recaem principalmente sobre as mulheres que, em geral, têm a responsabilidade de cuidar de familiares doentes, pessoas idosas e crianças. As autoridades precisam se atentar às recomendações do Conselho Nacional de Saúde, que tratam do olhar diferenciado para o cuidado da mulher sob diversos aspectos, com necessidades diferenciadas em torno do bem estar e da saúde física e mental”, afirma a coordenadora-adjunta da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu) do CNS.


Segue um vídeo da ACS, Izabel Lígia, Diretora do Conselho da Executiva do SINDACS PE e também uma das coordenadoras da SUBSEDE GARANHUNS, falando sobre a conquista da mulher nos tempos de pandemia, com prioridade no direito de tomar a vacina da COVID-19 enquanto GESTANTES e PUÉRPERAS:


Abaixo segue dois vídeos com informações importantes para a conscientização da saúde da mulher:



SINDACS PE apoia a luta e o incentivo pela saúde da mulher!


Valéria Melo

Diretora de Assuntos da Mulher Trabalhadora do SINDACS PE

67 visualizações