SINDACS PE em Ações Simultâneas no município de Pombos/PE

27/01/2020

No município de Pombos, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate  às Endemias junto com os diretores Antônio Silva,  José Ricardo e o delegado  de base Cristiano  Silva discutiram a seguinte pauta:  Novo financiamento da Atenção Básica; recadastramento dos Usuários do SUS; o envio do Projeto de Lei com  valor do novo Piso e o aumento do Adicional de Insalubridade de 10% para 20%.

 

O SINDACS-PE é contra a Portaria nº 2979/2019 do MS, que trata do novo financiamento da Atenção Básica e mantém a Luta em defesa da garantia dos direitos de todos trabalhadores da saúde e da população que utilizam o SUS. Em assembleia, o diretor Ricardo explicou longamente sobre as exigências do MS, frente ao novo financiamento em relação à cobrança do recadastramento dos usuários dos SUS nos municípios. Uma releitura da PNAB/2017, das alterações da Lei Federal nº 11.350 e da portaria de financiamento foi feita pelo diretor Antônio Silva. Os Agentes comentaram sobre a quantidade de usuários por ACS, microáreas (rurais e Urbanas), áreas descobertas e etc. 

 

Cristiano que é delegado de base e a presidenta da Associação dos ACS e ACE, Zezinha, comentaram sobre os encontros que tiveram com  os secretários de Saúde e Administração, Procuradoria e o Prefeito sobre a alteração do valor do Piso/2020 e sobre o adicional de Insalubridade.

 

 Logo após a Assembleia houve uma reunião com a Secretária de Saúde, a Coordenadora da Atenção Básica e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, tendo como pauta o novo financiamento da Atenção Básica e  o recadastramento dos Usuários do SUS. Na ocasião, foi percebido que os gestores também são contra a portaria, mas precisam obedecer à própria, sob pena de perda de recursos para o município. Em relação ao recadastramento ficou acertado que o município dará todo o suporte Técnico (contratação e realocação de pessoal de digitação para o cadastro) e de locomoção (ajuda de custo).

 

SINDACS PE em defesa dos diretos da categoria!

 

Ilzenaide Mendes 

Diretora de Comunicação

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e

Agentes de Combate às Endemias do Estado de Pernambuco

Rua General José Semeão, N° 104, 

Santo Amaro - Recife/PE - CEP: 50050-120

CNPJ: 04.428.218/0001-00

  • Facebook Sindacs PE
  • YouTube Sindacs PE

Horário de Funcionamento:

Sede Recife: 

Segunda à Sexta - 09h às 17h

Sub Sede Garanhuns: 

Segunda e Sexta - 08h às 12h

Quarta - 14h às 17h

Contato:

(81) 3222.4061  /   (81) 3033.4042

Atendimento Jurídico:

Sede: Terças e Quinta-feiras 

Horário: 14h às 17h

© 2018 SINDACS - PE Todos os direitos reservados