SINDACS PE em Assembleia no município de Passira/PE

Na manhã desta terça feira (14) às 9h, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do município estiveram em assembleia geral, no plenário da Câmara legislativa.

O Presidente do SINDACS PE Graciliano Gama e o diretor Jorge Alberto protocolaram um ofício cobrando o reajuste do Piso salarial da categoria que segundo a lei 13.708/18 em 2020 é R$ 1.400 reais. A gestão confirmou que o projeto de lei sobre o Piso já está pronto e vai ser enviado assim que os vereadores voltarem do recesso. O projeto contemplará os anos de 2020 e 2021, uma grande conquista da categoria junto com o sindicato.

Logo após, seguiram para a assembleia onde ACSs e ACEs tiraram várias dúvidas, o diretor Jorge Alberto falou sobre: aposentadoria, férias, PMAQ, novo modelo de repasse financeiro do governo federal e a atuação do sindicato no estado. A categoria construiu junto com o sindicato os principais pontos de pauta da campanha salarial 2020, sendo votado e aprovado por unanimidade.

A assembleia também deliberou seguir para sede da prefeitura em busca de respostas da própria Prefeita, porém, foram recepcionados pela secretária de saúde Dra. Gina que repassou algumas informações sobre o pagamento da Insalubridade para quem não tinha recebido em 2019 e falou também de como a gestão está trabalhando para resolver a situação dos quinquênios dos servidores.

O presidente do SINDACS PE tratou com a secretária de saúde sobre a possibilidade dos Agentes terem acesso ao plano de saúde HAPVIDA, sendo mais uma opção para o cuidado da saúde dos servidores.

Por fim, foi feito o repasse da reunião com a secretária de saúde, os delegados de base avaliaram as atividades de forma muito positiva com a participação da categoria e o presidente do sindicato Graciliano Gama disse: “Só assim conseguiremos garantir nossos direitos, vamos continuar na Luta e aguardar a agenda com a Prefeita Renya para resolver os pontos pendentes”.