SINDACS PE e FENASCE em reunião no Ministério da Saúde em Brasília/DF

09/08/2019

Durante as atividades em Brasília no período de 04 a 07 de agosto, a diretoria da FENASCE se reuniu no Ministério da Saúde para tratar de assuntos pertinentes à Categoria. O SINDACS PE esteve representado pelo presidente Graciliano Gama e o vice Pierre Campos, os diretores (as) Alexsandro Lopes, Fábia Andrade, Ilze Mendes, Jorge Alberto, José Ricardo e Paulo Martins.

Alguns pontos tiveram maior destaque, como a PNAB que está sendo discutida, considerado o formato e a ampliação do número de ACS's na composição das Equipes de Saúde da Família. Os representantes da Categoria reivindicaram que a participação de ACS's seja garantida nas equipes, o Ministério da Saúde afirmou que só credencia ESF com a participação de ACS e do contrário não é realizado repasses financeiros.

Sobre a Formação técnica para ACS e ACE, está sendo elaborado com revisão das atribuições, com a participação das principais representações da Categoria, as diretrizes revistas serão publicadas e até o fim do ano de 2019 o curso técnico será iniciado por blocos em todo o Brasil.

Na oportunidade, os representantes questionaram os parâmetros usados para o repasse do Piso Salarial dos ACE's, em resposta o Ministério da Saúde disse que não tem previsão para ampliação desses parâmetros. De imediato os representantes elencaram o assunto como prioridade para ser discutido e reavaliado com a Secretaria de Vigilância em Saúde.

O PMAQ passará por alterações com relação a metodologia de avaliação de indicadores e satisfação dos usuários. A FENASCE que a forma de certificação das equipes também fosse alterada, pois ela submete ACS's ao querer de outras categorias de nível superior e desconsidera o empenho e os conhecimentos dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde.