SINDACS PE esteve presente na Conferência de Saúde do Recife e do Município de São Lourenço da Mata/PE

05/04/2019

Para consolidação do controle social e construção de politicas publicas no âmbito do SUS, o sindicato vem participando com seus diretores (as) e delegados (as) de base dos diversos espaços das conferências que estão acontecendo nos municípios de Pernambuco.

Na manhã do dia 29 de Março o Presidente do SINDACS PE Graciliano Gama esteve em São Lourenço da Mata na VII Conferência Municipal de Saúde acompanhado dos delegados de base Eliel Silva e Socorro Lima como também dos muitos ACS's do município para defender pontos fundamentais para a saúde da população de São Lourenço e avanços para nossa categoria.

Em Recife a 14ª conferencia Municipal ocorreu nos dias 28 e 29 de Março, onde participaram o Presidente do SINDACS PE Graciliano Gama, a secretária geral Fabia Andrade (Conselheira Municipal CMS), a Diretora Silvania Timóteo (Conselheira Distrital DS VII) e a diretora Conceição Santos (Conselheira Distrital DS V), além de muitos trabalhadores ACS's e ASACE's que lutam por politicas públicas de qualidade e em defesa do SUS.

Muitos foram os eixos para as discussões e construções de propostas, esses momentos em grupos com temas específicos servem para dinamizar o evento e potencializar os pontos prioritários que foram aprovados nas salas e seguiram para apresentação na plenária final.

Com muita luta os trabalhadores ACS's e ASACE's conseguiram defender e garantir pontos importantes como:

• Garantia de mais investimentos e ampliação para a Atenção Básica, e Vigilância em Saúde, também um novo Concurso Publico.

• Garantia de Formação técnica, Educação permanente e qualificação profissional para ASACE's e ACS's.

• Garantia dos EPIs, Insumos e condições dignas de trabalho.

• Redução do número de pessoas para os ACS's e o número de imóveis visitados para os ASACE's.

O SINDACS PE Parabeniza os ACS's e ACE's de todos os Municípios que se dedicaram no trabalho em Defesa do Sistema Único de Saúde e no Fortalecimento do Controle Social, espaço legítimo e deliberativo que reuni representantes dos usuários (as), dos trabalhadores (as) e dos gestores (as).