SINDACS PE em Ação Efetiva no município de São Lourenço/PE

21/03/2019

Ontem (20), a diretora Ilze Mendes acompanhada dos delegados (as) de base Eliel Silva e Socorro Lima estiveram na Secretaria de Saúde para tratar do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), apesar do município ter feito a contratualização do programa, as verbas não estão sendo repassadas aos profissionais das Equipes de Saúde da Família. A secretária adjunta Rose, passou algumas informações sobre a proposta de divisão de percentuais entre a gestão e trabalhadores (as) e se comprometeu em marcar uma reunião com a secretária Carla Freitas para que seja dado início as discussões sobre a divisão de percentuais entre as categorias envolvidas.

Ainda na secretaria de saúde, o sindicato se reuniu com a coordenadora da Atenção Básica Betânia Barros que apresentou dificuldades com relação às fichas de cadastros E-SUS e um grande déficit de informações no sistema. A diretora Ilze Mendes sugeriu que fossem contratados digitadores para auxiliar os ACS's na digitação das fichas do domicilio, também a aquisição de tablet's para viabilizar os registros das visitas e convidou a coordenadora para participar da próxima assembleia da categoria e ouvir as dificuldades dos trabalhadores (as) em campo.

Por fim, seguiram para Secretaria de Administração onde foram recebidos mesmo sem agendamento para uma conversa com o secretário Dr. Paulo Mendes, que esclareceu sobre o parágrafo colocado no Projeto de Lei de Insalubridade que foi encaminhado à Câmara, o secretário disse que após construir o texto com o sindicato onde se compromete com ACS's e ACE's em pagar o percentual de 20% até a elaboração do LTCAT que definirá os percentuais no prazo de 180 dias, enviou o projeto para a Procuradoria do município onde foi incluído o parágrafo. O secretário explicou que o município já atingiu o limite prudencial relativo às despesas com pessoal e mesmo assim ele se responsabilizou e vem efetuando o pagamento da Insalubridade desde Janeiro e que manterá o pagamento até a elaboração do LTCAT, mas que precisa que o projeto seja aprovado para respaldá-lo.

O SINDACS PE reafirma o Compromisso com a Categoria e se manterá em Defesa dos Direitos de ACS's e ACE's do município.

Junte-se a nós, filie-se já!