SINDACS PE Conquista um Marco Histórico na Luta da Categoria no município de Surubim/PE

21/02/2019

Ontem (20) pela manhã, o presidente do SINDACS PE Graciliano Gama e a diretora Ilze Mendes junto com o presidente da ASSACCES Mairton e trabalhadores (as) ACS's e ACE's do município estiveram em reunião com a prefeita Ana Célia e o secretário de saúde Thiago Belo, na sede da prefeitura.

Inicialmente, o sindicato reivindicou o pagamento do Reajuste do Piso Salarial da categoria, na semana anterior um projeto de lei do Piso foi enviado a Câmara onde contemplava apenas os Agentes Comunitários de Saúde, em assembleia a categoria decidiu não aceitar, visto que a Lei nº 13.708/18 garante o reajuste para ACS e ACE.

Em resposta imediata, a prefeita Ana Célia comunicou que o projeto já tinha sido corrigido, incluído Agentes de Combate às Endemias e encaminhado para Câmara novamente em caráter de urgência, para ser votado nesta quinta feira (21).

O Incentivo Nacional foi discutido, pois o projeto elaborado pela gestão não incluía novamente os/as ACE's, o sindicato apresentou argumentos que justificam o mérito do repasse aos Agentes de Combate às Endemias. Apesar de a gestão pontuar algumas situações que necessitam de maior empenho dos trabalhadores (as), a prefeita Ana Célia acatou o pedido do sindicato e incluiu os/as ACE'S no projeto de lei que também seguirá para Câmara em caráter de urgência.

Vários ACS's e ACE's aguardavam do lado de fora ansiosos (as), ao terminar a reunião todos e todas foram convidados a entrar na sala de reunião para receber a notícia da Vitória da categoria e celebrar junto com a prefeita Ana Célia que foi bastante cortês dizendo, “sou sensível à causa de vocês porque sei da importância do trabalho que vocês fazem nas comunidades” e seguiu cumprimentando os trabalhadores (as).

O SINDACS PE parabeniza a todos e todas Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias pela conquista e a prefeita Ana Célia pela sensibilidade com a Categoria, será lembrada sempre, por ter assumido o compromisso e garantido os direitos de ACS's e ACE's do município de Surubim.

A Luta continua, não fique de fora, filie-se já!