SINDACS PE Fortalece os Vínculos entre a Categoria e a Comunidade em territórios de alta vulnerabilidade

12/11/2018

O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E O AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS NÃO SE ENVOLVEM EM QUESTÕES DE SEGURANÇA!

A ação desenvolvida pelo sindicato foi elaborada com base nas solicitações da categoria, objetiva-se colaborar para a potencialização das ações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que é “Promover Saúde e Prevenir doenças”. Infelizmente questão de segurança pública tem interferido no dia-dia de todos nós e algumas comunidades apresentam a necessidade da intensificação das informações sobre a atuação dos ACS's e ACE's que visitam, orientam, encaminham e facilitam o acesso dos comunitários às unidades de saúde. Não Compete ao Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias se envolver em Discussões, Conflitos, Brigas e tão pouco fazer Denúncias.

Hoje (12), a diretoria do SINDACS iniciou as atividades de intervenção em prol da categoria na comunidade de Pantanal no Ibura, junto com os/as Agentes Comunitários de Saúde e a comunidade que estão passando por um período de longa espera de conclusão da obra da USB e enfrentado várias outras dificuldades.

O SINDACS PE preconiza que exista o diálogo com a comunidade para que todos e todas obtenham conhecimento sobre o papel do ACS e do ACE que funciona como Elo entre o serviço de saúde e a comunidade.